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Elogios dos portugueses à performance br no #canneslions pedem + garra ao s/ mercado
Todas de Cannes 2014 no Blue Bus patrocinio Santander
Enfim… – Uma nota com elogios na mídia portuguesa especializada à criatividade brasileira e aos Leoes já conquistados em Cannes 2014 – Do redator da agência BAR, Joao Gomes de Almeida, direto do Festival para o www.dinheirovivo.pt
“Muitas vezes, quando falo com entusiasmo do mercado brasileiro e da quantidade de Leoes que ganharam (97 até o momento), dizem-me que o mercado português nao pode ser comparável. É verdade, nao pode. Portugal enquanto país inscreveu praticamente o mesmo número de peças de agências como a Ogilvy Brasil e a Y&R Brasil. Mas se é verdade que com 200 e poucas inscriçoes nunca conseguiríamos ter 97 Leoes, também é verdade que, enquanto país, poderíamos ter perfeitamente 13 ou 8 Leoes, o número que cada uma destas duas agências já recebeu até o momento (…)” – Sobre as suas conversas de finais de tarde no Connect Bar do Palais – “Muitos desses profissionais sao brasileiros e uma coisa dá para notar quando se fala com eles: sejam criativos, executivos de contas, produtores, ou mesmo clientes, todos se empenharam imenso durante o último ano para conseguir estes magníficos resultados. Todos estao orgulhosos do seu país ser tao bom criativamente e todos vao fazer tudo o que for preciso para, no próximo ano, estarem cá novamente a receber um Leao. Nao deveríamos também nós ter esta postura?”, convoca.
Tirinhas da Vida
Na boa, penso que o “tipo de criatividade” que pode enfim inserir o Brasil definitivamente no primeiro mundo da melhor forma passa bem longe da propaganda, com seus eufemismos, continhos de fada e fantasias. O caminho é gerarmos criativos em grande número no empreendedorismo, engenharia e demais áreas que possam realmente criar novos mercados, novas tecnologias e empresas fortes, exatamente como acontece nos países desenvolvidos. Respeito o trabalho dos publicitários, mas reparem nos principais clientes das agências, na maioria dos casos, grandes corporações estrangeiras. Por exemplo, não vejo a Alemanha se destacar na propaganda, mas é um dos países mais ricos do mundo, que em compensação, tem grandes empresas que ajudaram a criar produtos incríveis adotados em todo o mundo. Mas isso passa por uma educação de qualidade para todos, coisa meio “ficção científica” ainda no Brasil.