Tweet |
Em comunicado, Globo justifica beijo gay em novela | explicou a cena
por Janaina Nunes no Yahoo via jornalggn
A Globo enviou um comunicado, para alguns veículos, para explicar o beijo que ocorreu entre os personagens Felix e Niko de Amor à Vida. A pergunta que nao quer calar – para quê?
“‘Toda cena de novela é consequência da história, responde a uma necessidade dramatúrgica e reflete o momento da sociedade. O beijo entre Felix e Niko selou uma relaçao que foi construída com muito carinho pelos dois personagens. Foi, portanto, o desdobramento dramatúrgico natural dessa trama. A pertinência desse desfecho foi construída com muita sensibilidade pelo autor, diretor e atores e assim foi percebida pelo público. É importante lembrar que o relacionamento homossexual sempre esteve presente nas nossas novelas e séries de maneira constante, responsável e natural. A cena esteve de acordo com essa premissa e com a relevância para a história”, diz a nota.
A relaçao de Niko e Félix foi construída tao naturalmente que o beijo (um encostar de lábios marcante, como disse um amigo) virou apenas uma consequência. Emitir um comunicado, entao, se mostrou desnecessário. A vida é assim e pronto. Nao tem de explicar. As pessoas podem nao aceitar, mas têm de respeitar. Ficou parecendo que a Globo quis se explicar para as camadas mais conservadoras. Por outro lado, o comunicado também mostra que o canal vai capitalizar muito em cima da cena, óbvio. Os jornalísticos da emissora vao explorar bem o assunto, que há tempos já deveria ter sido superado na teledramaturgia.
Novela é ficçao, mas a grande maioria se propoe a abordar a realidade. Adiar um beijo gay só mostrou o quanto o canal é conservador. Poderia ter feito o primeiro beijo gay da história da teledramaturgia há anos (lembram como o público torceu para o Tarso, personagem vivido por Bruno Gagliasso, na novela América, em 2005?), mas deixou o fato escapar para o SBT na novela Amor e Revoluçao, de Tiago Santiago. De qualquer maneira, a Globo mostrou que há uma luz no fim do túnel.
JESSICA
Justificar?! Justificar o que?! Deveria justificar ultra violência em horário nobre! Adultério! Casais fazendo sexo trocado, mulher que não sabe quem é o pai da criança, preconceito contra obesos e deficientes, apologia a violência… Essas coisas são justificáveis. Doeu sociedade? Doeu o beijo? Apoio o beijo! Apoio o final da novela! Cansei de viver nessa sociedade hipócrita! Torço para que mais acontecimentos como esse se tornem comuns nas telonas brasileiras. Isso pra mim é o Brasil mostrando que ainda temos chances de evolução! Parabéns diretores, produtores e atores! O final da novela foi digno!
JOSE
EU PERGUNTO ,MINHA MULHER FICA GRAVIDA, FICA SABENDO QUE VAI TER UM MENINO O QUE ELA TEM QUE FAZER COMPRAR ROUPINHAS PARA HOMEM OU ESPERAR ELE CRESCER.
Paulo Souza
Isso é uma pouca vergonha, uma afronta à família natural, incentivar a prática homossexual é o mesmo que incentivar o fim da perpetuação da espécie. Coloque dois gays em uma ilha deserta, que os dois morrerão e jamais haverá procriação. Não tenho nada contra a pessoa ser gay, todavia, sou contrário a propaganda exagerada e exacerbada da prática homo-afetiva, financiadas por dinheiro público e por empresas internacionais.