Equilibrio do ecossistema preocupa industria do mobile | direto de Barcelona

por Armando Neto, do Business Inteligence da DM9, direto da Mobile World Congress, em Barcelona

Um mercado em forma de diamante que precisa buscar um equilíbrio sustentável. Foi em meio a esta discussao sobre o mercado de mobile que me vi ao sair da Brigadeiro Luis Antonio 5013 e desembarcar diretamente na Mobile Word Congress, um dos maiores eventos da indústria móvel que está acontecendo neste exato momento na Espanha.

O debate começou aquecido e promete temas polêmicos e muita profundidade nos próximos dias. A própria analogia a um diamante, que os especialistas criaram para explicar a necessidade de repensar o modelo, é uma delas. Em um ambiente repleto de startups e grandes marcas mundiais, a discussao aponta para uma necessidade imediata de se desenvolver as duas pontas da cadeia – a ponta dos provedores e a das plataformas.

Hoje o elo das plataformas vive praticamente uma dicotomia com os sistemas Android e IOS. Por isso mesmo o mercado já dá sinais de ver com bons olhos a entrada de novos players como Mozilla e Ubuntu. Mas ainda será pouco.

Em provedores, cada país e regiao tem um desenho próprio, construído em cima de diversas variáveis. O debate por aqui nao entra em questoes específicas e nao tem o objetivo de julgar os modelos específicos e sim debate-los para que a plataforma mobile seja cada vez mais eficiente e popular. Nesta ótica estimula-se a concorrência com novos players e novos produtos

A busca pela popularidade e pela eficiência é generalizada e uma prova disso é que executivos de empresas como César Alierta, Chairman e CEO da Telefonica, Xi Guohua Chairman da China Mobile nem descutem mais mobilidade, o que o que eles debatem é como criar, promover e assegurar assuntos como Segurança, Plataformas Livres e um maior equilíbrio no ecossistema mobile.

Se os debates só estao começando no Congresso, a experiência do mobile em Barcelona, no entanto, é outro ponto já consolidado. Logo quando cheguei na cidade, enviado pela DM9 para observar as tendências e para reverberar a discussao daqui com o mercado brasileiro e com nossos clientes, fui impactado por uma cidade completamente conectada – QR codes espalhados por todos os cantos, aplicativos para encontrar taxis mais facilmente, inúmeros pontos de acesso wifi, a maioria gratuitos, e uma série de outros serviços que estao a sua disposiçao para facilitar a sua vida. Enfim, a mobilidade realmente já é uma realidade por aqui ;)
Nosso desafio agora é trabalhar para que, em breve, nosso país que já tem uma das maiores redes de celulares do mundo consiga ser também uma referência em inovaçao e criatividade no mobile. Em breve terei mais novidades.

Todas do Mobile World Congress no Blue Bus

publicidade

publicidade