Escassez vs Abundância – qual é a lógica? A hora da economia colaborativa

Eu nao gosto muito de ir ao supermercado. Por isto, quando vou, gosto de comprar mais produtos nao perecíveis do que usaria em 1 mês para nao ter que voltar às compras tao cedo. Meu marido brinca que eu devo ter passado por alguma situaçao de escassez, como na guerra, pra ter essa mania de guardar as coisas. Eu nao vivi, mas meus pais viveram: uma economia em guerra, que tinha falta de produtos nas prateleiras. Quando ampliamos isto para todo um modelo econômico percebemos que a lógica da escassez é a regra. E esta lógica está sendo estudada e precisa evoluir.

Na lógica da escassez pensamos assim: acreditamos que existem poucos recursos, temos medo, competimos por recursos e estocamos o excedente, menos recursos ficam disponíveis (nós estocamos!), confirmamos nossa crença nos poucos recursos e entramos em estado de alerta e competiçao. O mundo está aí para mostrar
que, apesar de termos desconsiderado a finitude dos recursos naturais, vivemos uma época de abundância em muitos aspectos.

Entao, qual é a lógica da abundância? Acreditamos que há recursos para todos, supero o medo com confiança, compartilho recursos, os recursos passam a circular e todos evoluem juntos. A economia colaborativa está ganhando força e se baseia na lógica da abundância. Em rede, nao estamos só colocando fotos e comentários, mas vendendo, comprando, compartilhando recursos. Menos posse e mais desfrute. Parece que esta nova lógica é a que está por trás dos negócios mais bacanas que estao surgindo…

publicidade

publicidade