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Essa campanha tem como público-alvo publicitários cansados da profissao
Imagine você saindo de um longo dia de trabalho na agência e dando de cara com um anúncio como esse – “Trabalha para a [Agência X]? Você está moldando o desejo. Você tem poder e uma responsabilidade moral. Adoraríamos falar com você.” Nao despertaria a sua curiosidade? Foi assim que o coletivo Brandalism abordou funcionários da Ogilvy, JWT, AMV BBDO e TBWA das cidades de Manchester e Londres, na semana passada. Os anúncios, instalados em paradas de ônibus próximas dessas agências, indicavam o site www.brandalism.org.uk/switchsides. No endereço, os ativistas parabenizam o visitante por ter chegado a uma das maiores agências de publicidade do país, mas revelam sua preocupaçao – “que o seu talento, energia e criatividade estao afundando em um buraco negro que nao para de crescer”. E continuam – “Conversamos todo o tempo com pessoas que trabalham na publicidade corporativa. Muitos sao amigos próximos, e expressam dúvidas existenciais frequentes sobre o trabalho que fazem. Grandes indústrias de trabalho artístico e orçamentos multimilionários – tudo em busca… do quê? Outro sofá de couro? A última promoçao de passagem aérea para Roma? Sua criatividade pode significar muito mais do que isso.” O manifesto pode ser lido na íntegra aqui. A açao foi arquitetada por ocasiao do Dia Internacional de Açao contra a Publicidade, na 6ª feira passada, dia 25 de março. “A indústria publicitária tem um profundo impacto nos nossos valores e no que consideramos importante na vida”, diz Robert Marcuse, que faz parte do Brandalism. “As habilidades de milhares de criativos sao necessárias nao para nos vender mais objetos, mas para superar as múltiplas crises sociais do nosso tempo, como as mudanças climáticas, a desigualdade social e a pobreza entre as crianças. Queremos iniciar uma conversa com aqueles que trabalham na publicidade sobre como ir além do consumo e do crescimento econômico”, afirma. Leia mais no AdFreak.
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