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Está chegando a evoluçao do click-through? Como foi a discussao no evento do Terra
Veja se isso muda o caminho pra vc ;)
A chegada de tecnologias e padroes para medir a visibilidade das campanhas online vai levar ao aumento do investimento nos meios digitais. Essa foi a conclusao do debate entre Scott Joslin (Comscore), Rafael Davini (IAB/Terra) e Bruna Almeida (Unilever), que aconteceu hoje pela manha na apresentaçao do Novo Terra ao mercado paulista.
Atualmente existe um estoque praticamente infinito de impressoes publicitárias na Web, levando pela lei da oferta e da procura a uma desvalorizaçao da publicidade digital. Mas quando falamos da publicidade que é entregue para o target do anunciante e é vista por um ser humano, a realidade é bem diferente. Segundo a Comscore, centenas de estudos feitos com anunciantes nos EUA mostram que menos da metade (46%) das impressoes sao vistas por uma pessoa (a variaçao por categoria vai de 49% em turismo até 40% em finanças). Isso transforma um “inventário infinito” (impressoes) em um recurso relativamente escasso (a possibilidade de capturar a atençao de uma pessoa).
A “certificaçao” da atençao das pessoas vai alterar o cálculo do retorno do investimento, tanto do ponto de vista do custo (os veículos vao cobrar mais caro pela publicidade vista), quanto do resultado. No caso da Unilever, levou a um aumento dos recursos alocados no meio digital, mas depois de muita discussao sobre o valor da visibilidade versus o valor do clique. Diversos estudos mostram que a maioria dos cliques é feita por uma pequena parcela dos internautas, e que esta parcela de heavy-clickers possui um perfil que nao é o mais buscado pelos anunciantes (geralmente sao pessoas com alto consumo de sites de apostas, procurando emprego, etc). O clickthrough vai continuar sendo uma métrica importante para açoes de varejo/promoçao, mas nas açoes de branding será gradualmente substituído ou combinado com visibilidade. Esperem muitas discussoes entre agências, veículos e anunciantes.
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