Esta manha no ABA Summit em SP – ‘O marketing agora é 1 Ironman’, diz Ciaco

A necessidade de avaliaçoes cada vez mais rigorosas sobre o retorno de investimento combinada com a explosao do uso de tecnologias para capturar, produzir e distribuir conteúdo está mudando a economia da Mídia. Essa é a principal conclusao das palestras desta manha no ABA Summit que acontece em Sao Paulo. Segundo Romek Jansen, sócio da MRMLogic, consultoria especializada em ROI, é possível mostrar como cada ‘evento’ na mídia captura valor, desde que TI, Marketing e demais processos da organizaçao (Vendas, RH, Financeiro) estejam integrados – e aí o desafio é acima de tudo de cultura organizacional.

Mas essa captura de valor nao vem mais somente através da audiência ou da veiculaçao tradicional de mensagens, como demonstrou Alex Arata, presidente da MoFilm, uma plataforma de produçao de vídeos para distribuiçao digital que conta com mais de 50 mil diretores de cinema espalhados por 140 países. Eles participam de concursos promovidos por marcas como Coca-Cola, Pepsi, Unilever e McDonald’s para sugerir filmes publicitários. A equipe da MoFilm seleciona as 20 melhores idéias e submete para o cliente. As 5 escolhidas sao pré-produzidas e finalmente uma é selecionada. O cliente recebe o filme pronto para distribuiçao digital e já com toda parte de direito autoral resolvida. O custo total de um projeto chega no máximo a U$ 100K – uma barganha comparada com os custos de produçao tradicional.

Essas mudanças vao modificar todo o processo de compra e venda de mídia, pelo menos na visao dos anunciantes. Como disse Joao Ciaco, diretor de marketing da Fiat, “o marketing nao é mais uma corrida de revezamento 4×100. É um Ironman que exige todo um novo condicionamento de seus praticantes”.

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