Estudo analisa consumo de rádio e áudio digital na América Latina

Um estudo conduzido pela empresa argentina de pesquisa online OH!Panel, a pedido da Audio.ad, analisou o consumo de rádio tradicional, rádio pela internet e áudio digital em 6 países da América Latina: Brasil, México, Colômbia, Chile, Argentina e Peru. No Brasil foram 5 mil entrevistados. Em média, os participantes brasileiros disseram ouvir rádio tradicional por 9,8 horas na semana, rádio pela internet por 4,7 horas e áudio digital por 10,8 horas no mesmo período. No rádio tradicional, a concentraçao de audiência é pela manhã (45%) e a caminho do trabalho (39%). Já o consumo de rádio pela internet acontece ao longo do dia, com uma leve alta no período da tarde (21%), principalmente durante o trabalho (30%). Cerca de 28% dos entrevistados revelaram ouvir áudio digital o dia inteiro.

Mais de 70% dos entrevistados escutam rádio pela internet semanalmente (48% de 1 a 3 horas por dia) e 90% disseram ouvir áudio digital frequentemente enquanto fazem outras tarefas: navegar pela internet (47%), nas redes sociais especificamente (46%) e durante atividades do trabalho (42%). Atualmente a maioria, 52%, consome rádio pela internet por meio do desktop e 45% através de dispositivos móveis. Música é o conteúdo mais consumido pelos ouvintes da internet, mencionado por 65% dos entrevistados. No caso de podcast, a maioria também procura por música (54%) e conteúdos humorísticos (27%). Cinco em cada 10 entrevistados também consomem serviços de streaming como Spotify (32%), Soundcloud (24%), Deezer (22%), Last.fm (14%), Musicovery (7%), Bandcamp (6%) e outras plataformas (3%). Em relaçao à percepçao dos usuários sobre a publicidade no rádio pela internet, 89% consideram um fator positivo – 55% já adquiriram algum produto ou serviço anunciado no rádio e quase a totalidade (94%) disse ter efetuado compras online em 2015. Para 48% dos entrevistados, a publicidade no rádio pela internet é considerada moderada. No rádio tradicional, esse dado é de 45%.

publicidade

publicidade