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Estudo da Kantar IBOPE Media revela números do investimento publicitário no Brasil em 2015
Os investimentos em publicidade somaram R$ 132 bilhoes no Brasil no ano passado, de acordo com dados da Kantar IBOPE Media. O montante é 9% superior ao volume registrado em 2014; porém, se considerada a inflaçao do período, observou-se uma leve retraçao de 0,9% no total investido em 2015. Entre os meios, a TV (aberta+paga) tem a maior participaçao do bolo publicitário, com 69,6% do volume total de investimentos. Na sequência aparecem o jornal (R$ 16,9 bilhoes) e o display, que alcançou R$ 8,7 bilhoes e participaçao de 6,6% no montante total. Com o início da mensuraçao de links patrocinados nos principais sites de busca do país, foi possível mensurar o investimento dos principais anunciantes na categoria de search, que chegou a R$ 1,6 bilhao. A participaçao conjunta destes formatos digitais chega a 8% do bolo publicitário. Já os gastos em mídia exterior (out-of-home), que agora representam outdoor e mobiliário urbano, somaram R$ 1,5 bilhao no ano passado (1,2% do total).
“Devido à desaceleraçao econômica do país, era esperado que o mercado publicitário sofresse algum impacto em 2015, que foi confirmado pela leve retraçao que identificamos no patamar de investimentos. A indústria, por sua vez, voltou seus esforços para enfrentar os desafios e identificar oportunidades. Ainda assim, por mais que os anunciantes estejam mais cautelosos, observamos um movimento de reaçao em alguns segmentos”, afirma Rita Romero, diretora executiva do Monitor da Kantar IBOPE Media.
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