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Estudo revela que 80% dos comerciais do Super Bowl nao impulsionam as vendas
O cenário é desanimador. Através de entrevistas com mais de 1.000 consumidores antes e depois da exposiçao aos comerciais do Super Bowl de 2012 e 2013, a Communicus, dos EUA, concluiu que 80% desses anúncios nao aumentam as vendas nem a intençao de compra. Segundo Jeri Smith, CEO da empresa de pesquisa, um dos fatores que prejudica os comerciais do Super Bowl é que muitos deles nao sao veiculados com regularidade depois do jogo – e “uma exposiçao geralmente nao é suficiente para fazer qualquer coisa acontecer”. Além disso, a maneira como o processo criativo é estruturado também influenciaria os resultados, já que o foco é o entretenimento e nao tanto a marca em si. Leia a matéria na íntegra no Ad Age.
Tirinhas da Vida
Na boa, sempre defendi a tese de que propaganda não vende, apenas torna produtos e serviços mais conhecidos. Quem toma a decisão de compra é o consumidor. Algumas pessoas são mais sugestionáveis, gastam mais fácil e outras mais precavidas, que desconfiam de tudo e pensam muito antes de gastar, por questões genéticas, de temperamento, personalidade etc. Felizmente somos 7 bilhões de seres totalmente diferentes uns dos outros. Danem-se os marqueteiros e viva a diversidade psicológica da humanidade :)
misterwalk
a prática mostra, por números – e não prêmios – que a propaganda – até a ruim – ajuda e muito (o muito depende de outros fatores também) a vender um produto, construir uma marca, e, raro , mas não tanto, a construir impérios. a questão a ser discutida, ao que me parece, é que a veiculação no super bowl, atualmente, não é prioritariamente focada em vendas seja do que for. como diria o bardo, hoje é muito mais uma “mídia política”, onde o estar confunde-se com status e stars no sentido de que o produto/marca que aparece por lá é alçado instantaneamente a estágio de rei da cocada preta, principalmente pela mídia especializada em babar grandes verbas. acontece que a visibilidade alcançada pela instantaneidade deste tipo de exposição requer sustentação (quanto mais peso mais necessidade de força de empuxo) para pelo menos manter a trajetória de impacto. e se tem uma coisa que nunca deixou de funcionar na propagada foi a, tantas vezes, esquecida lei da gravidade que só permite sensação de levitação (e nem sempre) a quem não despreza as leis (em nada quânticas) da criatividade.