Tweet |
Evangelicos contra novela das 6 da Globo – divergências religiosas justificam o boicote
Evangélicos estao promovendo uma campanha na internet contra a novela das 6 da Globo, Meu Pedacinho de Chao, que acusam de fomentar a umbanda – registra esta manha o Noticias da TV. Uma publicaçao hoje com mais de 85 mil compartilhamentos no Facebook diz que “a trama é ambientada em um terreiro disfarçado e os nomes dos personagens contêm referências à religiao afro-brasileira”.
O texto, publicado pela evangélica Dayhendyra Alves, faz um “alerta” sobre a novela – “Descobri que a Vila de Santa Fé – cidade fictícia da novela – é um terreiro e que os nomes dos personagens sao de umbanda”, diz. Coronel Epaminondas (Osmar Prado), chamado de Coronel Epa, seria uma referência à saudaçao Epa Babá ao Orixá Oxalá, um dos mais cultuados das religioes africanas. Ainda segundo a publicaçao, o violeiro Viramundo (Gabriel Sater) seria uma variaçao do Exu Gira Mundo…
Meu Pedacinho de Chao nao é a primeira novela da Globo boicotada por religiosos. O caso mais recente aconteceu em 2012, quando fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus fizeram campanha na internet contra Salve Jorge. O bispo Edir Macedo, líder da Universal e dono da Record, escreveu em seu blog que Sao Jorge, venerado pelo catolicismo e por religioes afro-brasileiras, era um “deus pagao travestido de santo”. Na época, a autora Gloria Perez respondeu ao ataque dos evangélicos – “Nao se deve ampliar a voz dos imbecis”, disse em entrevista ao jornal O Globo :)
Agora, a Federaçao de Umbanda do Brasil nao quis comentar o caso – mas ressaltou que “nao é a primeira vez que a religião afro-brasileira sofre ataques de intolerância”. A Globo esclarece que Meu Pedacinho de Chao “nao é inspirada na umbanda e nao faz nenhuma referência a ela”. Independentemente do boicote de evangélicos, a novela das 6 vem marcando a mais baixa média da história do horário.
J.C.Cardoso
Quanta idiotice. Karl Marx (“A religião é o ópio do povo”) deve estar mesmo se revirando em sua tumba em Londres. Essa novela é remake de uma, homônima, dos anos 70 (exceto pelo visual de fábula, diferentemente da original, com visual de novela rural), justamente em parceria com a TV Cultura e o Mobral, para levar alfabetização aos menos favorecidos. Salvo engano, até mesmo no tempo do Geisel… que era luterano.
J.C.Cardoso
Evangélica com o nome de Dayhendyra? Isso me parece mais nome esotérico. E mais curioso é que esse nome não existe no FB.
rosa
Novela linda lúdica , rica em detalhes visuais… o humano esta precisando de doçura, colorido, amizade… além do mais a novela fala da importância da educação que precisamos tanto no Brasil
evelyn sá
Novela linda, uma obra-prima em cenografia,figurino, texto, interpretações.
Uma “filigrana” preciosa num universo televisivo tão árido de sugestões positivas e belas.