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Ex-funcionários da Livraria Cultura reclamam do patrao no Facebook
Dando-se como indignados com os baixos salários e a recente demissao em massa, supostamente por conta de reclamaçoes, ex-funcionários da Livraria Cultura se uniram em um movimento que se propoe a ‘esclarecer’ ao consumidor a situaçao dos contratados da rede de livrarias. A página, apelidada de ‘Jeito Censura de Ser’, faz paródia ao lema ‘jeito Cultura de ser’ e tem na URL uma referência à Elisa Moura, funcionária que teria sido demitida depois de fazer uma reclamaçao via email – leia aqui – para a chefia – batendo na falta de transparência sobre o faturamento da empresa, sobre o qual é baseado o salário dos vendedores, que sao comissionados.
Em desabafo em um post, Jaqueline Rosa, ex-colaboradora da Cultura, esmiúça a situaçao e declara que a livraria ‘perdeu muita gente boa por se recusar a pagar um pouco melhor’ o salário. No Facebook, a informaçao se espalha e ganha apoio dos clientes da livraria – embora a Cultura conteste – leia Livraria Cultura rebate críticas e diz nao haver demissoes em massa.
A página ‘Jeito Censura de Ser‘ já conta com mais de 3 mil curtidas e diversos relatos de consumidores que prometem evitar realizar compras na loja. Com informaçoes dos sites BemParaná e Jornal Comunicaçao.
Sergio Zilbersztejn
Uau: “Guarde o Blue Bus na home do seu gadget”… Não pude deixar de pensar que só faltou escrever “‘Keep’ o Blue Bus…” :-) Abraços.
Julio Hungria
Talvez vc tenha razao mas ‘home’e ‘gadget’ sao palavras inteernacionais, ‘keep’ ainda nao. De qq modo, vamos considerar seu comentario, obrigado :)
Sergio
Foi só uma piada rabugenta, Julio… E ainda por cima, no lugar errado (não tem nada a ver com o post sobre a Livraria Cultura). Abraço!
Ricardo
Li os dois post, a da funcionária e o da empresa.
Nao encontrei no da empresa uma resposta sobre o comissionamento, pois se esta registrado que é um funcionário comissionado e consta em acordo coletivo. A transparencia seria benéfica e motivadora, pois como a funcionária diz querem entender como podem melhor colaborar com os resultados para que estes possam se traduzir em retorno financeiro…
Buscado pelas empresas e pelos profissionais sérios…
Além de que poderia praticar uma politica de desconto para os funcionários.
Uma pena pois frequento com regularidade a LC, para nós o atendimento é bom, deveria se traduzir em retorno de reconhecimento ao funcionário que é quem nos atende.
Parabéns ao Blue bus disponibilizar este assunto…
Vamos esperar que tudo se solucione colocando-se ao lado egos e buscando ajustar o que vier a ser necessário, pois nenhuma empresa, de qualquer tamanho, que necessite de funcionários cresce somente com os diretores, com o comando é uma total interdependência de serviços internos.
Luciano Andrade
´Depois dessa notícia, eu que me considero frequentador assíduo da LC, e vou ao Shopping Curitiba apenas para ir lá, fiquei com certa indignação. É um local completamente diferente de todas as outras livrarias, mas assim como não compramos roupas do Afeganistão que são feitas por mão de obra infantil, também não vou mais na Livraria Cultura pela mão de obra “barata” que empregam nos funcionários. É sempre assim. Acho que o empresário Brasileiro deveria trabalhar sozinho. tá certo que os impostos comem o lucro, mas então não contrate, se é pra maltratar e não aceitar opiniões dos funcionários. O Empresário brasileiro quer pagar mais imposto pra sustentar o Bolsa Família, e não sabe que pagar melhor os funcionários que sustentam suas famílias… eita paizinho de nhaca esse que vivemos.
Lilian
percebi uma parcialidade aí, hein, blue bus?
Julio Hungria
Mais isento, impossivel, desculpa, leia c/ carinho, obrigado. Tem os 2 lados e varios focos e links..
Carlos Blajberg
Boa noite,
Sou cliente e fã da L.C.. Achei péssima e anti-ética a idéia da colaboradora de tentar denegrir a imagem da empresa via internet. Inclusive vai penalizar os ex-colegas dela, já que se afetar a venda da empresa, pode afetar mais empregos.
Se a ex-colaboradora não está feliz, pode buscar outro local para trabalhar. Outra livraria será difícil, pois este modelo de negócio (infelizmente) está fadado a desaparecer ou reduzir-se-á brutalmente.
Viva à Família Herz que mesmo escorchados pelos impostos e governos incomPTentes, que aliás indepedentemente dos partidos, sempre são péssimos sócios.
Os que estão escrevendo apoiando a ex-colaboradora não são empreendedores, não geram empregos e nem recolhem grande quantidade de impostos. Falam porque é fácil falar. Empreender é para poucos.
Um abraço,
Carlos
Ruy Augusto
Carlos, eu sou ex funcionário da área de vendas da LC (out/2012 a março/2013)aqui no Recife, da unidade Rio Mar. Meu caro, livrarias tem um incentivo fiscal que outras empresas não tem (digo isso pois hoje sou da área contábil). Impostos todos pagam, o governo é escroto? Sim! Culpa de quem? Nossa, que colocamos eles lá e ficamos por aqui chorando depois. Empreender é difícil sim, mas ninguém veio aqui dizer que os Herz são mal sucedidos. O que os ex-funcionários questionam é: Se você não é transparente, não queira pagar de gatão dizendo que é! Na teoria a conversa é muito bonita, na prática, o fumo entra! Você não vê ex funcionário da Mc Donalds reclamando pq o chefe não escutou o que ele tinha a dizer. Motivo: Entra na Mc Donalds quem quer pois sabe como é o sistema de trabalho. Já na LC o que nos dizem é que a empresa valoriza o funcionário, que ouvem nossas sugestões, que aceitam críticas construtivas, que nós temos autonomia, que nosso trabalho é encantar o cliente e por ai vai. Na prática o que acontece é que salários são baixos (nunca se sabe quanto vamos receber, nem como se chegou a isso) perguntou pelo faturamento = demissão, sugestões arquivadas aos montes, quadro de funcionários reduzido ao extremo, carga de trabalho altíssima (principalmente fim de ano). É disso que se reclama, diferença de discurso e prática.
Carolina Polisel
Concordo plenamente com o Ruy Augusto!
Paulo Motta
Passei mais de duas horas lendo os lados da história: o de dentro e o de fora.
É triste dizer, mas a geração Y, Z e W sendo a mais preparada é a mais despreparada. Será que com 20 anos já dá para compreender o mundo real?
A moça rosada imaginou uma coisa no seu lado virtual e esqueceu que ainda existe um mundo real. Coitada.
Umberto Eco tem razão: para o ignorante a Internet é uma armadilha, mas para o sábio uma maravilha.
As empresas vão pensar duas vezes quando analisarem um novo pedido de emprego da Jaqueline.
Para o ignorante, fecha as portas, para o sábio, abre muitas. Sou limitado intelectualmente, mas nem de longe passa que daqui pra frente restará a essa menina montar sua própria empresa ou então passar num concurso público.
Saudações,
Paulo Motta
ilusionista
Entendi, Paulo, ela cometeu o erro de achar que no mundo real, pode-se exigir transparencia(alias prometida..) para os funcionários. Para vc, a hipocrisia deve ser normal e natural. Que bom que vc deixou isso claro.
Erica Igue
Eles publicaram um comunicado no site: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/home/comunicado.asp Que pra mim, como cliente, não valeu de nada. Cliente a menos: check.
Luis
Que sujeito esse ”Carlos Blajberg”. Realmente, empreender deve ser para poucos mesmo, agora para maltratar, enganar, omitir, explorar parece que não falta tino.
Daiana
Por causa do medo ficamos calados, PARABÉNS PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS QUE COLOCARAM SEU FUTURO FINANCEIRO EM RISCO para nos mostrar a verdade, para que consigamos ter não só um desenvolvimento financeiro mas principalmente moral,dentro da empresa, trazendo benefícios para ambas as partes. Eu já trabalhei lá e aconteceu o mesmo episódio, só que na hora o dono perguntou quem havia questionado, só um levantou e esse foi demitido. E a partir daquele dia todos os funcionários tinham medo de abrir a boca para qualquer coisa. Além do medo de errar, pois qualquer erro era uma doação de livros e uma bronca com direito a gritos na frente de clientes e colegas. Por muito tempo precisei de terapia.
Paulo
Trabalhei na livraria cultura no ano de 2012, eu dei o melhor de mim, eu sair por alguns problemas pessoais e a gerencia entendeu o motivo da minha saida, quando tentei volta eles dissero que deixei a empresa e fecharo as portas pra mim isso foi algo antietico e desonesto por parte deles