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Facebook admite q alcance dos posts está em queda, incentiva compra de anúncios (!)
Nao é de hoje que administradores de fanpages no Facebook vem percebendo que o alcance dos posts está em queda livre. Agora, o Facebook finalmente admite que nao se trata apenas de uma desconfiança – “Nós esperamos que a distribuiçao orgânica dos posts de uma página diminua gradualmente ao longo do tempo enquanto trabalhamos para garantir que as pessoas tenham uma experiência significativa no site”, afirma a rede social em documento obtido pelo Ad Age, enviado para parceiros da rede social no mês passado. Em 2012, quando agências reclamaram que os posts publicados por clientes estavam sendo vistos por menos fãs, o Facebook reconheceu que fez mudanças nos algoritmos mas afirmou que o alcance médio das páginas nao havia sofrido alteraçao. Também negou que a interferência tenha sido uma estratégia para estimular as marcas a gastar mais em anúncios para compensar o alcance perdido.
Mas agora, ironicamente, é exatamente isso que o Facebook sugere. No documento, intitulado ‘Generating business results on Facebook’, as empresas sao aconselhadas a considerarem a distribuiçao paga “para maximizar a entrega das mensagens no feed de notícias”. Segundo o Ad Age, o fato de que cada vez menos conteúdo das marcas deve aparecer é descrito como o resultado do aumento na competiçao por um espaço limitado, já que “o conteúdo que é elegível para ser mostrado na newsfeed está crescendo a uma taxa mais alta do que a habilidade das pessoas em consumi-lo”.
“Estamos chegando a um ponto em que, dado que as pessoas estao compartilhando mais coisas, a melhor forma de ter o seu conteúdo visto – se você é uma empresa – é pagar por isso”, afirmou um porta-voz da rede social. Leia a matéria na íntegra aqui.
Talita
Eu tenho quase 800 mil pessoas que curtiram a minha página. Se essas 800 mil não quisessem receber minhas postagens, certamente não curtiriam a página. Ou seja, isso é conversa fiada do Facebook. É mais bonito assumir que a ideia é lucrar mesmo em cima das páginas e pronto, do que ficar com conversinha mole sobre aquilo que está escancarado na cara. No início do ano minha página tinha um alcance semanal de 4 milhões de pessoas, chegando a 8 milhões uma vez. Agora ela mal alcance as 500 mil pessoas por semana. Cada postagem chegava facilmente em 400 mil visualizações, agora, com muito, mas muuuuuito esforço as postagens tem chegado a 80 mil. Só que nós não somos uma página de marca, não lucramos em cima do que mostramos, nós somos uma página de cultura (https://www.facebook.com/HistoricasImagens) e fazendo essa palhaçada, o Facebook acaba não só desencentivando as páginas educativas, como começa a cavar a própria vala. Não duvido nada, muito em breve, alguma rede social nova que queira competir com o Facebook, dado essa brecha e descontentamento de boa parte do “mercado”, ganhar a competição e o Facebook ir a bancarrota. Basta sair uma pequena leva das grandes páginas e o Facebook começará a morrer.
Cada mês que passa a coisa vem piorando. Em breve nós migraremos definitivamente para o Google +, mas também estamos esperando ansiosamente por uma outra rede social. Aparecendo, “tchau, Facebook”.
Talita
*alcaça
*desincentivando
Enfim, desculpem os erros aí.
José Matias
O Facebook, com a fúria de ganhar dinheiro, tem vindo a ostracizar as pessoas. Esquece-se que a maioria das pessoas não vem ao Face para ganhar dinheiro, mas para se divertir um pouco e se não se sentir agradável, vai-se embora. Está constantemente a bloquear algumas funcionalidades das pessoas, por erros que cometem ou por erros que são do próprio Facebook. Deixei de poder identificar pessoas, por identificar alguém que aparece na lista para identificar, mas eles acham que não posso identificar!!!!!!! Alguém percebe isto!!!??? Estou como a Talita, se aparecer outra Rede interessante, saio!!!