Facebook está passando por um problema que nao gosta de admitir – mau sinal?

Nao é à toa que o Facebook fica lembrando de posts antigos que você publicou na rede social, ou de datas especiais dignas de comemoraçao. Segundo o site The Information, o compartilhamento de histórias pessoais na rede social caiu 21% da metade de 2014 até o mesmo período de 2015. Esse ano o declínio continua, mesmo que num ritmo menos acentuado, de 15%. E o problema é que esse conteúdo pessoal, original, é, como o Ad Age define, “o combustível que ajuda a alimentar a máquina de fazer dinheiro” do Facebook. A empresa, no entanto, parece desconversar, dizendo que “o nível geral de compartilhamento nao apenas se manteve forte, mas similar a níveis de anos anteriores” – o que inclui o compartilhamento de conteúdo de marcas, notícias, memes e vídeos de terceiros, por exemplo. Seja como for, o compartilhamento pessoal é a base sobre a qual o Facebook foi fundado e ainda é parte importante do que faz as pessoas acessarem o site todos os dias. Mas conforme a lista de amigos aumenta, parece que muitos usuários se sentem desconfortáveis em compartilhar momentos pessoais que podem nao ser relevantes ou de interesse de todos os seus contatos. Ao invés disso, preferem ferramentas com audiências menores, como o Snapchat ou o Instagram. Ainda segundo o The Information, apesar de supostamente nao dar tanta importância ao assunto, o Facebook tem uma equipe dedicada a aumentar os níveis de compartilhamento e está recorrendo a diferentes táticas para atingir seu objetivo. E mesmo que o declínio no compartilhamento nao seja um sinal do fim dos tempos para o Facebook, é possível que, a longo prazo, essa tendência traga dores de cabeça para Mr. Zuckerberg. Com Ad Age e The Verge.

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