Facebook explica por que o alcance orgânico das páginas caiu, nao fala nada de novo

Frente à enxurrada de críticas relacionadas à queda no alcance orgânico dos posts no Facebook, a rede social decidiu se manifestar. Em post no Facebook for Business, responde a algumas perguntas que tem ouvido a respeito do assunto. Para começar, explica os 2 principais motivos pela queda no alcance orgânico – mas nao espere ouvir nenhuma novidade. Segundo Brian Boland, líder da equipe de Ads Product Marketing, a 1ª razao é a quantidade cada vez maior de conteúdo compartilhada no site, o que torna o feed de notícias cada vez mais concorrido. O 2º motivo é a forma como o feed funciona, mostrando aos usuários o conteúdo considerado mais relevante de acordo com seu perfil. Boland também explica por que o Facebook nao mostra todo o conteúdo como faz o Twitter, por exemplo – diz que a abordagem do real time tem suas limitaçoes e impede que as pessoas vejam aquilo que mais importa. Segundo ele, o sistema adotado pelo Facebook oferece uma experiência melhor e mais interessante. E mais – afirma que exibir todo o conteúdo disponível, sem filtros, reduziria ainda mais o alcance orgânico. Também nega a acusaçao de que a rede social usa seu algoritmo do newsfeed para obrigar as páginas a comprarem anúncios. Alguma novidade até aqui? Ainda assim vale a pena ler o post na íntegra, nem que seja para ouvir a ‘versao oficial’ dos fatos.

Leia mais sobre a política do Facebook que reduziu repentinamente o alcance dos seus parceiros

publicidade

publicidade