Facebook-google afeta menos o Google, pelo menos inicialmente | Marcelo Coutinho

O maior impacto da “busca social” do Facebook, pelo menos no curto prazo, nao será sobre o Google, mas principalmente sobre os serviços de busca/conteúdo mais localizado. Assim que entrar em açao um mecanismo de “page rank” que vai determinar com base na proximidade e centralidade de cada pessoa da minha rede, quais os resultados que vao aparecer na frente de outros, será possível para os anunciantes destes serviços identificar quais as pessoas que mais contribuem para a visibilidade da marca. Provavelmente veremos um aumento de açoes de comunicaçao direta e localizada entre as marcas e estes influenciadores, notadamente em segmentos como restaurantes, lazer, etc.

Claro que isto é uma grande oportunidade financeira para o Facebook, se ele também for capaz de integrar os dados demográficos com o comportamento de busca – e neste aspecto, a mobilidade é fundamental. Assim, a briga nao é tanto com o Google, e muito mais com a Amazon e Apple. O desafio para todos os demais integrantes da arena digital é que a “personlizaçao em larga escala” da comunicaçao torna obsoletos nossos modelos de dados, baseados somente em demográficos ou somente em comportamentais. É sobre este tipo de análise que veremos os modelos de avaliaçao de campanhas convergirem nos próximos anos.

Todas no Blue Bus sobre a busca social do Facebook

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