Facebook já nao é mais prioridade para as grandes marcas – o início do fim?

As marcas que têm uma grande base de seguidores no Facebook sao aquelas que foram rápidas a reconhecer os benefícios da rede social, mas também sao as primeiras que, agora, reconhecem as suas limitaçoes. “Por que pagar para alcançar e engajar os fãs se podemos alcançar objetivos similares, na maior parte de graça, em outras redes sociais?” É essa pergunta que permeia artigo da Marketing Magazine, artigo esse que declara que gigantes como Coca-Cola, Red Bull e Heineken já nao enxergam mais o Facebook como prioridade. A publicaçao revela, por exemplo, que a fanpage principal da Red Bull tem 44 milhoes de fãs, mas, no mês passado, conseguiu menos de uma interaçao para cada 100 fãs. Já a Coca-Cola tem 84 milhoes de fãs, mas conseguiu engajamento por fã 20 vezes menor que o da Red Bull. E a história parece se repetir para outras marcas.

Levando esses números em conta, elas buscam por alternativas no meio digital. A Coca-Cola, por exemplo, está se tornando líder no Twitter, acumulando 1/4 dos seguidores e das mençoes entre as marcas de bebidas nao alcoólicas. Já a Red Bull domina essa categoria no YouTube e também no Instagram. Como resultado, essas marcas pioneiras estao muito menos propensas a patrocinar um post no Facebook do que seus competidores menos experientes no digital. Segundo a revista, o Facebook continua sendo uma opçao tentadora graças, entre outros fatores, à sua audiência gigantesca, mas é difícil concorrer com o gratuito. “O Facebook precisa demonstrar que sua combinaçao de enorme alcance comprável e potencial de mídia grátis será uma opçao melhor do que os canais tradicionais de mídia paga. Caso contrário, acabará sendo ‘descurtido’ por muitas outras marcas”, conclui a matéria. Leia na íntegra em inglês aqui.

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