Tweet |
Facebook revela quem sao os torcedores que vieram ao Brasil para a Copa do Mundo
Analisando os check-ins realizados no Facebook, a empresa traçou um perfil dos turistas que vieram ao Brasil para a Copa do Mundo. Interessante, nao? Segundo as informaçoes reunidas pela rede social, a maioria (68%) é do sexo masculino, com faixa etária predominante entre 25 e 34 anos. Os 3 países que mais ‘exportaram’ turistas sao EUA, México e Colômbia, enquanto as top 3 cidades sao Cidade do México, Bogotá e Santiago – veja mais informaçoes nos gráficos abaixo. Nessa página aqui você confere um mapa da movimentaçao dos fãs de futebol – ele mostra os check-ins realizados na plataforma entre os dias 02 e 16 de junho, por pessoas que vivem fora do Brasil, nas 12 cidades que sediam jogos do mundial. Cada arco representa 20 pessoas saindo de suas cidades (em azul) e viajando para uma das cidades da Copa (em vermelho). O tamanho dos círculos é proporcional ao número total de pessoas que fizeram check-in em uma dessas cidades – destaque para Sao Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Ainda segundo o Facebook, a Copa do Mundo já foi tema de mais conversas na rede social este ano do que Super Bowl, Oscar e Jogos Olímpicos de Sochi juntos, abrangendo 141 milhoes de pessoas.
Click
Dados de copa
ramiro
impressionante!
Estamos assistindo a morte (lenta) da pesquisa tradicional.
A pesquisa direta “parece” ter mais eficácia amostral, mas não é verdade na prática (“parece” pois quem trabalha com ela sabe que há “erros amostrais” gritantes)
A pesquisa indireta (mesmo com viés amostral) via redes sociais é mais barata (muito mais) e a diferença nos resultados (quando bem analisados) são pequenos.
ps- “by the way” não uso o #facebook … ;))