Fantastico novamente com os documentos de Glenn Greenwald – sobre a espionagem de Obama

Dilma alvo

O jornalista Glenn Greenwald, americano radicado no Rio, é novamente coautor de reportagem de denuncia da espionagem do Gov Obama desta vez focando especificamente a atuaçao dos americanos no Mexico e em Brasilia – ‘Documentos da NSA apontam Dilma Rousseff como alvo de espionagem’ é o titulo do G1 publicado esta noite dando conta da nova materia do Fantastico. Glenn, na vedade, nao conta muitas novidades, mas confirma o que ja se sabia ou se depreendia de tudo o que se revelou apos a deserçao de Snowden.

A materia valoriza seu making of – “Durante a produçao, a reportagem conversou com Snowden por um programa de bate-papo protegido contra espionagem. Escondido em algum ponto do território russo, ele disse que por exigência do governo local nao pode comentar o conteúdo dos papéis, mas disse que acompanha a repercussao que os documentos estao tendo pelo mundo, inclusive no Brasil”.

“Ficou muito claro, com esses documentos, que a espionagem já foi feita”- diz a coautora da materia, Sonia Bridi – “Porque eles nao estao discutindo isso só como alguma coisa que estao planejando. Eles estão festejando o sucesso da espionagem”, afirma Glenn. Revela que foi feita espionagem de comunicaçoes da presidente Dilma com seus principais assessores. E que também foi espionada a comunicaçao dos assessores entre eles e com terceiros – veja a integra da materia do Fantastico aqui.

publicidade

publicidade