Tweet |
Fiat deixa msg em carros de funcionários fabricados por outras montadoras
A Fiat recorreu a uma declaraçao de amor um pouco desesperada para convencer seus funcionários a comprarem um veículo da marca. No estacionamento da fábrica da empresa em Torino, na Itália, cobriu com uma espécie de tela transparente os carros fabricados por outras montadoras e que pertencem a seus colaboradores. Além da tela, o desenho de um coraçao partido com a seguinte mensagem – “Ver-te com uma outra me despedaçou o coraçao… Mas ainda assim continuo a pensar em ti”. Também fazia parte da açao a intevençao de dois atores que, de forma simpática, convidavam os “infiéis” a se converterem para a Fiat, oferecendo um desconto de 26% nos veículos da montadora. A campanha causou polêmica e foi acusada de violar a privacidade dos funcionários – para o sindicato, foi considerada “inaceitável” – mas, depois de Torino, foi feita também na fábrica da Fiat de outra cidade italiana. Notícia do La Repubblica.
Ronaldo
Na Renault em Curitiba um Diretor Francês parou todos os funcionários e questionou quem não tinha Renault qual o motivo ? Na Ambev te mandavam embora se vc tomasse Guaraná Antártica, se vcs lembram da delícia do Guaraná Brahma. Isso sempre aconteceu, e eles na Fiat até foram simpáticos.
Joao Castro
Vc e ignorante? O Guarana Antárctica é da ambev…
Julio Hungria
Oi, Joao, desculpa entrar na conversa de vcs mas essa historia eh do tempo em que nao havia Ambev – e Brahma e Antarctica eram concorrentes. Como tinha a historia da Pepsi e da Coca que permanece ate hoje ;)
Mônica Lima
Desculpem-me mas isso tudo me parece ações ignorantes de bruta manipulação com tom de coação e assédio moral. Até hoje funcionários da (hoje) Brasil Kirin não podem beber nada que não seja Schincariol. Isso pra mim agride o direito maior do cidadão que é exatamente o da livre escolha
Walter
Se não gostou, pede a conta e vai embora!
Alysson
Coitados do pessoal da kirin, pois Schin eh uma bosta…
Francisco
E o cara (O tal de João) ainda pergunta se o outro é ignorante !!! Tem que deixar BEM claro pra ESSE ignorante que nem sempre a Antartica foi Ambev…..deve ser mais um moleque cabaço que não tem capacidade nem de pesquisar pra não passar vergonha…bicho besta viu !!!
Renato
AmBev = Brahma + Antarctica. O cara é ignorante, sim, pois a AmBev não existia antes da fusão. Relacionasse melhor a questão temporal e nome das empresas.
Eddy
Falou e disse!!!!!!
Juca da Silva
Joao, Calma, nao chame uma pessoa de ignorante assim, afinal a Antactica nao foi sempre da “Ambev” , antes Brahma era concorrente!!!! aprenda a participar de comentarios, tenha educaçao, menino, quem se passou por ignorante foi voce por nao saber disto!!!
Brnha
no expediente ele quis dizer…kkkkkk
Fernando
Ambev manda embora por tomar guaraná antártica? O guaraná é dela não? Mas gostei da ação. Me parece meio estranho você trabalhar na empresa e não vestir a camisa, fica a impressão que o funcionário não confia no produto que produz…
Mônica
Qro ver trabalhar na Convenção e estar fadado a beber isso pro resto da vida. Kkkkkk
lepolepo
Quero ver meter essa bronca trabalhando na oi.
breno lopes
Eu amo a Fiat!!! Betim Mg
André
Eu trabalho na Mercedes e tenho C3. Porque eles não fazem isso lá?!?! Hein?!?!
celso
Porque a grande maioria dos funcionários não tem um salário suficiente para comprar nem um classe A (R$ 100.000,00) sem descontos.
Raphael
Um carro Fiat na Italia não é tão caro quanto os outros, pelo simples fato de ser nacional
Andre
Acho ridículo essa atitude de certas montadoras, o funcionário tem que comprar o carro por gostar, não por “pressão”. Na Volkslixo do Brasil, funcionário que tem carro da marca, tem estacionamento mais proximo, se eu trabalhasse lá iria de Gol a ar pra eles lembrarem o que já fabricaram. E outro motivo de compra, seria um desconto maior, o q esses 26% já seria interessante, mas não acontece no Brasil. E quanto ao amigo Fernando, com essa conversa de vestir a camisa, coitado de quem trabalhasse na fabrica da velho barreiro hein….
beto
velho barreiro!??!kkkkkkk genial!
Bru
André, em primeiro lugar, Volkslixo? Vai comprar um Fiat então querido, você com certeza não entende muito de carros e qualidade. 2°: quem te disse isso do estacionamento? Eu trabalho lá e isso não procede, carros de qualquer marca param todos juntos! Informe – se melhor por favor!
Bárbara
Nossa isso faz cerca de uns 16 anos. Hoje não existe mais isso na Volks, cada um compra o carro que quer e pode estacionar onde bem entende. O máximo ainda tem um desconto ridículo para funcionários, e carros como jetta, novo fusca, tiguan, demoram séculos para serem liberados com desconto para funcionários.
Rui
Perdi meu tempo lendo seu comentário chulo. Gostaria que você conhecesse a VOLKSWAGEN,a maior e melhor montadora do Brasil.
Mary
Numa boa, o ser humano tem livre arbítrio para comprar o que ele quiser. Apelação o que a Fiat está fazendo.
augusto
Melhor do Brasil? Vc deve estar de brincadeira meu amigo!!! Cansei dos seguidos problemas mecanicos dos carros da volks, do mau atendimento nas autorizadas….e resolvi comprar um HONDA! A impressão que tive é que andava de carroça, sugiro que faça o mesmo antes de babar o ovo de quem nao tem a minina consideraçao com o consumidor!!! HONDA ou TOYOTA vá la conferir ai vc me fala.
Victor
Apoio total seu comentário, Honda outro nível. Hoje possuo um Renault, mas nunca esquecerei do Honda… hehehehe excelente carro em tudo… Renault é bom tbm… ja tive FIAT, Volks, Peugeot, FORD, HOnda…. Mas só alguns carros Renault me encantaram… Honda não tive a linha completa da Honda, mas tive oportunidade de dirigir todos os carros…. sem comparação com qualquer outro carro produzido por montadoras populares como as FIAT, RENAULT, PEUGEOT e FORD…. excelentes carros, acabamentos… muito bem alinhados esses carros… Toyota ja dirigi, porém nem toda linha… mas meu próximo passo é Toyota…
JT
Não sou contra a atitude da empresa de jeito nenhum. Mas oferecer vantagem para que seus produtos sejam adquiridos pelos funcionários, é mais que justo.
Aramati
A empresa faz uma campanha em forma de brincadeira e o povo reage como se fosse coação?
Ah, mas quanto odio nesses corações. Se fosse comigo eu ia rir bastante e pensar nesse desconto de 26%
rodrigo
eu acho que nao pode coagir mas nao é obrigado a ficar com funcionario que nao veste a camisa.. o cara é mandado embora e nem sabe pq.. pois é burro.. ir na fabrica com carro de outra marca..
BRUNO
BOA IDEIA, VOU FAZER ISSO LÁ NA EMPRESA…
Livia
Gente, é só uma ação de marketing! É a tentativa de fazer as pessoas vestirem a camisa da empresa. Se os próprios funcionários não usam o produto para o qual dedicam parte do seu tempo, por que uma outra pessoa deveria comprar?! Isso tira a credibilidade da empresa. Além disso, se o funcionário usar o produto ele é um forte aliado para trazer melhorias com base no uso… Algumas pessoas falaram de violação de livre arbítrio, direito maior do cidadão… Na minha opinião, isso é uma perspectiva sobre o assunto. Eu não me sentiria ofendida se trabalhasse lá. Pelo contrário, acho que o descontão me estimularia e eu pensaria porque prefiro outra marca. Isso poderia ser um feedback valioso pra empresa.
Rui
Parabéns Lívia, comentário sóbrio e produtivo. Diferente desse senhor André que denominou de volkslixo a VOLKSWAGEN sendo que nem trabalha lá, nem nunca irá trabalhar…ESPERO!!!!!
Victor
Comentário válido demais, acho que é uma campanha para dar um toque no funcionário e seria interessante ele explicar o porque da utilização do outro carro (lógico que em um momento de descontração). Como já me perguntaram antes, trabalhava em uma empresa que só tinha fiat uno mille e me perguntaram porque eu andava de clio. Resposta: Carro completo com assessórios que o mille não possui.
Mesmo assim ainda fui questionado até que me fizeram uma proposta boa para eu ter um mille também… porém após 1 ano rodando com ele tive problemas com suspensão, freio, cambio, só não com o motor… heuehuehuehe mas tive vários, decidi vender… mas um carro bonzinho… mas nada se comparava ao meu popular que não parecia popular.
Larissa
Certamente isso expõe o funcionário de uma forma que beira ferir a ética. Em contrapatida, a Fiat foi simpática ao dar o desconto aos funcionários. Quanto à Volkswagen, o moço aí de cima deveria se inforamar melhor, não existe isso de ter que parar mais longe por ter carro de outra marca. Além disso, a montadora já oferece aos colaboradores um ótimo desconto aos ótimos que produz.
Bruno
De 10 carros que vejo estragados no meio da rua atrapalhando o transito, 9 são FIAT. Nem com 26% de desconto eu trocaria o meu carro por um FIAT
Ingrid
Estrategia valida! Gostei!
pazzo
Motor voks , jetta tsi adorei demais , economia e durabilidade uno , que carro maravilhoso e economico , quero que volte os quadrados bom demais.
Tati
Calma galera, pelo que entendi ninguém foi ameaçado de demissão, nem nada do tipo. Isso é apenas uma ação de endomarketing! Logico que querem que os funcionarios utilizem os carros da empresa que trabalham (chega a ser meio obvio, diga-se de passagem obvio eles quererem e não os funcionarios terem, ok?). Achei legal a ação, criativa e não vejo nenhum constrangimento nisso!
Adão dos Anjos
Porque os carros da VW fabricado no Brasil, por ex: o Gol é vendido por menos da metade do preço no México? Todas as montadoras no Brasil comercializam seus carros 3x maior do que o valor que eles valem…. Então vamos parar de puxar o saco destas montadoras que não dão nem o tapete de borracha quando você compra um carro zero km.