Filhos dos 9 casamentos de Vinicius chegam a acordo por celebraçoes no centenário

Centenario do poetinha será comemorado com livros, cds e até uma peça musical na Broadway, diz Istoé

Vinicius se casou 9 vezes. Dessas relaçoes teve 5 filhos – Suzana, Pedro, Georgiana, Luciana e Maria, que criaram uma empresa, a VM Cultural, para administrar os direitos autorais do pai. Para facilitar a difusao da sua obra – que este ano terá livros inéditos, caixa completa de cançoes e até encenaçao na Broadway, basta a assinatura de apenas duas das herdeiras, Georgiana e Maria de Moraes. Elas acabam de voltar da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), onde lançaram Jazz & Co (Companhia da Letras), uma compilaçao de textos escritos por ele sob o impacto da música negra de Los Angeles nos anos 1940.

“Crescemos em casas separadas e com maes diferentes. Como toda família também temos nossos desentendimentos. Mas somos muito conscientes da nossa responsabilidade na divulgaçao da obra do Vinicius”, afirma Maria. Filha mais nova do escritor, ela conheceu o pai já envolvido na relaçao seguinte, a 7a, de maneira que esse trânsito do poetinha entre matrimônios nao se configurou um trauma na vida da caçula. Lembra sorrindo da 1a vez que esteve com o pai: “Ele me conquistou em segundos, era mesmo um sedutor”.

Leia mais na Istoé mas desconsidere algumas desinformaçoes lastimaveis como “Pai da bossa nova, criador do afrosamba, reinventor da música brasileira”. Ele nao foi o Pai da bossa nova, se o gênero teve 1 foi Tom Jobim, ou até Joao Gilberto, se preferir; ele nao foi o criador do afrosamba, somente fez letras para musicas de Baden Powell que inauguraram o gênero; ele nao foi reinventor da musica brasileira, ele nao era musico, era poeta ;)

publicidade

publicidade