Tweet |
Fim do monopólio do Ibope, audiência será dada por nº de espectadores, nao por pontos
Os primeiros resultados oficiais do GfK, concorrente que encerra o longo monopólio do Ibope, serao divulgados em janeiro de 2015. A grande novidade para o público será a divulgaçao da audiência em número de pessoas. Ou seja, o GfK informará que determinado programa, hipoteticamente, foi visto por 5 milhoes de pessoas em Sao Paulo ou nas 15 maiores cidades do país, e nao que teve 15 pontos em certa localidade. Ou seja, os alemaes trarao para o Brasil a cultura internacional de mensuraçao de audiência – “A entrada do GfK no Brasil é um momento histórico para a televisao do país. Trata-se de um concorrente de fato ao Ibope, uma empresa que fatura 1,7 bilhao de euros por ano e emprega 13 mil pessoas. Nao um aventureiro patrocinado por Silvio Santos” – diz Daniel Castro no seu Noticias da TV.
ramiro
Bem interessante. Haverá uma concorrência séria e saudável na medição de audiência. Torcer para que velhos modelos de veículos e agência não boicotem a iniciativa. Esperar p. ver se iniciativa vinga Tomara que sim.
Ana Faz
Até hoje não entendo com o IBOPE mede isso assim como essa GfK irá fazer, quem tem TV por assinatura acredito que seja fácil de acessar os dados, mas quem não tem, ou tem pirata, como eles fazem? Amostragem nesses casos pra mim nunca é medidor, ainda mais se for feita só em SP e grandes metrópolis