Folha corrige agora informaçao de 2004 citada em filme sobre jornalismo (!)

Quadro que está no INSS nao é um trabalho original de Picasso – admite nesta 2a feira, 10 anos depois, o jornal Folha de S Paulo – corrigindo uma informaçao que deu em 2004  Leia –

A Folha corrige nesta ediçao uma informaçao publicada há 10 anos. Em março de 2004, o jornal noticiou, com destaque na “Primeira Página”, que havia um quadro do artista espanhol Pablo Picasso (1881-1973) pendurado em uma das salas da direçao do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) em Brasília.

O assunto voltou à tona agora, com o lançamento de Mercado de Notícias, do cineasta Jorge Furtado. Um trecho do filme mostra o equívoco cometido pela Folha e por outros veículos de imprensa.

“Trata-se apenas de uma reproduçao autografada”, diz Francisco Orru de Azevedo, que, à época responsável pela recomposição do acervo histórico e cultural do INSS, é citado na matéria de 2004.

Quatro especialistas em arte ouvidos pela Folha concordam com Azevedo em que a possibilidade de o quadro ser original é mínima. Segundo a assessoria de imprensa do INSS, a obra nao foi avaliada.

publicidade

publicidade