Fumantes acham os cigarros vendidos em embalagens s/ publicidade menos atraentes

A 1ª pesquisa feita na Austrália depois que o país adotou embalagens padronizadas para os cigarros mostra que a iniciativa está atingindo seu objetivo. Publicada no British Medical Journal e financiada pela organizaçao Cancer Council Victoria, ela mostra que a carteira de cigarros sem publicidade faz os fumantes pensarem que o produto perdeu qualidade, além de trazer menos satisfaçao. Desde dezembro do ano passado, cigarros de todas as marcas sao vendidos na Austrália em embalagens iguais – cor verde-oliva, com mais de metade do pacote coberto por imagens que alertam para as doenças causadas pelo fumo. Nem o logo aparece – só a marca escrita em uma fonte neutra. Esses primeiros resultados certamente falam bastante sobre o poder emocional que a marca e a embalagem exercem no consumidor, e mostram também que a legislaçao está conseguindo reduzir o apelo dos cigarros. Só a longo prazo, no entanto, poderá se saber os efeitos dessa nova lei nas taxas de abandono do tabagismo e nas vendas do produto. A notícia é do Guardian. Obrigada ao Luciano Guedes pela dica.

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