A Geraçao ‘PAI’ – Pressa, Ansiedade e Impaciência – palestra da @rosana no #youpix

Todas do youPix 2014 no Blue Bus patrocinio Santander

Rosana Hermann, figurinha carimbada no youPIX, falou essa manhã sobre 3 sentimentos que dominam a vida moderna – pressa, ansiedade e impaciência. É a geraçao ‘PAI’ – aquela que odeia esperar o jogo carregar, que tira o celular da tomada antes da bateria chegar aos 100%, que nao consegue apertar o botao do elevador uma vez só, que abomina qualquer ‘rodinha’ que apareça na tela implicando algum tempo de espera. Aquela que absolutamente nao consegue conviver com o verbo ‘esperar’.

Dados do Spotify mostram que 50% das pessoas pulam a música antes dela acabar. 25% pulam depois de apenas 5 segundos e 29% depois de 10 segundos (!) Veja bem – música, que é algo agradável e a pessoa supostamente está ouvindo porque escolheu e porque gosta. Mas nao, nao dá pra esperar. Em média, o ouvinte pula 1 música a cada 4 minutos. No YouTube, de 80% a 85% dos anúncios que podem ser pulados sao pulados. “Os outros 15% ainda nao sabem como se pula”, brinca Rosana :-) E em apenas 8 segundos as pessoas decidem se vao assistir a determinado vídeo ou nao.

Os gregos, lembra Rosana, tinham 2 conceitos para falar de tempo – ‘cronos’, que é o tempo que se consegue medir, e ‘kairós’, que é a qualidade do tempo, o tempo para amadurecer, a hora certa de algo acontecer. Com o nosso ritmo acelerado, essa ideia de dar tempo ao tempo simplesmente nao tem espaço. É tudo pra já, tudo pra ontem. Como lidar com a pressa, a ansiedade e a impaciência? Rosana dá algumas dicas – começar e terminar tarefas, e fazer listas, à mao mesmo, riscando as atividades já realizadas; fazer exercícios físicos para aprender a lidar com as limitaçoes; comer devagar, porque é só depois de cerca de 20 minutos que o organismo recebe a sensaçao de saciedade; refletir sobre o tempo, a impermanência e, por fim, conformar-se – aceitar que você nao tem controle sobre tudo, assumir a forma que é preciso assumir para se adequar a realidade ao seu redor. “Keep calm e aceita que dói menos”, concluiu ;-)

publicidade

publicidade