Tweet |
Globo faz concessoes para ter Ronaldo como comentarista de esporte
Uma das novidades da programaçao da Globo em 2013, a contrataçao do ex-jogador Ronaldo como comentarista, fez a rede abrir concessoes em suas normas internas. Se fosse um comentarista como outros do jornalismo esportivo do canal, Ronaldo nao poderia protagonizar comerciais, por exemplo, pois a Globo nao permite.
Na sua coluna de hoje na Folha para assinantes®, Keila Jimenez lembra que “o craque está atualmente no ar em 6 campanhas publicitárias diferentes”. E anota que “outro precedente foi aberto com relaçao à operadora Claro. Ronaldo é garoto-propaganda da marca, concorrente direta do patrocinador da Copa das Confederaçoes, a Vivo, evento que terá o craque como comentarista”.
Procurada pela coluna, a Vivo afirma que nao se preocupa com a contrataçao, “mas o mercado diz que a empresa nao gostou de ter o garoto-propaganda da concorrência em um evento bancado por eles na TV”, anota Keila.
Como funcionário da Globo — Ronaldo já até apareceu no ar com o crachá do canal — o ex-jogador teria de obedecer a várias regras, como a de nao ter atividades paralelas ou conflitantes com a que exerce na rede.
Um dos conflitos – “O ex-jogador, que também é empresário de vários esportistas, vai ter de comentar na emissora a atuaçao de alguns de seus clientes”. Procurada, a Globo diz que nao trata publicamente das condiçoes de seus contratados.
Francisco
Juca Kfoury já havia tocado nesses pontos delicados da contratação do Ronaldo pela Globo. Mas o tamanho da flexibilidade ética é diretamente proporcional à quantidade de dinheiro envolvido na transação.
Julio Winck
Francisco, muitas coisas no Brasil tem essa flexibilidade moral e quase nem percebemos, é uma “quase paisagem natural”. Será que nossos “heróis” têm vocação para macunaíma?
Julio Winck
Só levando na brincadeira mesmo: Pode isso, Arnaldo???
Inadepto
Na NBA empresário de jogador não pode ser comentarista, técnico, dono ou exercer função em nenhum tipo, isso chama Conflito de Interesses. A empresa do Jay z estuda agenciar jogadores, mas para isso ele terá q vender suas ações do Brooklin Nets. Não tem choro.