Tweet |
Governo desmente noticia do UOL sobre investimentos publicos na Copa
Nota à imprensa: esclarecimentos sobre investimentos do governo federal para a Copa do Mundo
Integra – “A matéria veiculada pelo Portal UOL na manha deste domingo (23), assinada por Rodrigo Mattos e Vinicius Konchinski, distorce informaçoes, faz relaçoes incorretas e induz o leitor a uma interpretaçao errada dos fatos. Cabe esclarecer o seguinte:
– Nao há 1 centavo do Orçamento da União direcionado à construçao ou reforma das arenas para a Copa.
– Há uma linha de empréstimo, via BNDES, com juros e exigência de todas as garantias bancárias, como qualquer outra modalidade de crédito do banco. O teto do valor do empréstimo, para cada arena, é de R$ 400 milhoes, estabelecido em 2009, valor que permanece o mesmo até hoje. O BNDES tem taxas de juros específicas para diversas modalidades de obras e projetos. O financiamento das arenas faz parte de uma dessas modalidades.
– Nao houve qualquer aporte de recursos do Orçamento da Uniao nos últimos anos para a Terracap (Companhia Imobiliária de Brasília). Portanto, a matéria do UOL está errada. Nao há recurso algum do Orçamento da Uniao para a obra de nenhuma das arena, o que inclui o Estádio Nacional Mané Garrincha.
– Isençoes fiscais nao podem ser consideradas gastos, porque alavancam geraçao de empregos e desenvolvimento econômico e social, e sao destinadas a diversos setores e projetos. Só as obras com as 6 arenas concluídas até agora geraram 24.500 empregos diretos, além de milhares de outros indiretos, principalmente na área da construçao civil.
– É importante reforçar que todos os investimentos públicos do Governo Federal para a preparaçao da Copa 2014 sao em obras estruturantes que vao melhorar em muito a vida dos moradores das cidades. Sao obras de mobilidade urbana, portos, aeroportos, segurança pública, energia, telecomunicaçoes e infraestrutura turística.
– A realizaçao de megaeventos representa para o país uma oportunidade para acelerar investimentos em infraestrutura e serviços, melhorando as cidades e a qualidade de vida da populaçao brasileira. Os investimentos fortalecem a imagem do Brasil, de seus produtos no exterior e incrementa o turismo no país, gerando mais empregos e negócios para o povo brasileiro”.
Assinam Ministério do Esporte e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestao
Ronaldo
Ganhou uma grana esse reporter do UOL/Folha
Eric Ohtake
Este UOL apronta o dia inteiro. Até alguém responder. Todos tem que assumir responsabilidades. Todos.
carlos
Que tal um megaevento da Saúde? Ou da Educação? Ou ainda da Segurança? (que tem sua raiz na falta do anterior) BNDES deveria bancar o desenvolvimento do país… aliás, ele é sim estatal. a grana é nossa. E não deveria bancar a juros baixos, festa de obra super faturada…
AVANTE BRASIL!
Pelo fim da festa com dinheiro público.
luciano
Se isenção fiscal não é gasto, me isenta. Garanto que dobro minha folha de pagamento… É uma piada esse governo. Pela matemágica dele, imposto cobrado na fonte também nem deve ser considerado imposto, certo? Isso tá cada dia melhor.
Luciano
Mas o UOL mostrou que a informação deles está sim correta. Juros mais baixos que o normal é prejudicial ao BNDES, e se foram vendidos terrenos da União, significa que é sim dinheiro do povo.
Giuseppe
Não acredito em nenhuma palavra deste desmentido. Eles mentem descaradamente. Quero ver o contrato!! Quero provas!!!