A grande mídia e o ‘padrao Snapchat’ de noticiar quando o assunto nao lhe convém

Em matéria intitulada ‘O Fenômeno José Serra – Parte II’, publicada neste domingo no The Intercept Brasil, Joao Filho fala sobre um jeito peculiar de noticiar que se repete na grande mídia brasileira – o ‘padrao snapchat’. Leia-se – notícias que desaparecem com a mesma rapidez que os ‘snaps‘ do aplicativo de mensagens. Na matéria, o jornalista discorre especificamente sobre a cobertura da mídia a respeito das acusaçoes envolvendo José Serra, hoje ministro das Relaçoes Exteriores do Brasil. De manchetes que evaporam em 24 horas a notas de rodapé absolutamente irrelevantes, acusaçoes graves se apequenam e dao lugar à lista de compras de Dilma para o lanche da tarde, ao Hipster da Federal e ao Dr. Cuca Beludo – todos esses assuntos “tiveram mais espaço nas organizaçoes Globo que a caixinha do Serra na Suíça”, afirma Joao Filho. Finalizando seu texto, afirma que “a cobertura da política brasileira tem se pautado pela escandalizaçao da corrupçao. Cabe perguntar se há mesmo uma genuína preocupaçao com a ética nas relaçoes políticas ou se isso varia conforme o personagem envolvido e os interesses dos empresários de mídia”. A respeito da matéria, Glenn Greenwald diz que “é impossível compreender a política brasileira sem observar o comportamento da mídia dominante no Brasil”. Leia na íntegra aqui.

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