Guinness cometeu gafe em anúncio para o St. Patrick’s Day – de propósito?

Um detalhe que faz toda a diferença – ao invés de um trevo de 3 folhas, a Guinness usou um trevo de 4 folhas nesse anúncio divulgando o St. Patrick’s Day no Canadá. E se você pensa que pouco importa, engana-se – o shamrock, trevo de 3 folhas, é um dos maiores símbolos da cultura irlandesa. Segundo conta a história, Sao Patrício usava a planta para catequizar fiéis, explicando que as folhas representavam a Santíssima Trindade. Como uma marca irlandesa, fabricante da cerveja mais tradicional da Irlanda, comete uma gafe dessas? Assim que o equívoco foi descoberto, a marca pediu desculpas, explicou que a campanha foi uma “atividade em escala muito pequena” e removeu os posters, que estavam no metrô de Toronto. Para o The Drum, no entanto, é possível argumentar que essa falha aumentou a exposiçao da marca para o St. Patrick’s Day. “Ao longo dos últimos anos, marcas que construíram sua reputaçao em torno da confiança, gentileza e humanidade têm deliberadamente ‘falhado’ e subsequentemente mostrado o brilhantismo com o qual conseguem lidar com a situaçao. Abraçar esses momentos ‘fail’ está se tornando uma nova maneira de se destacar”, opina o site, lembrando de outros exemplos similares, em que uma falha acabou trabalhando a favor da marca. “Momentos falhos estao gradualmente se tornando uma parte importante do ambiente de marketing moderno onde a frequência e a relevância do conteúdo é tao importante quanto a qualidade do conteúdo. Como a gafe do trevo ilustrou, grandes marcas como a Guinness também estao se dando conta disso”, conclui.

publicidade

publicidade