Tweet |
Hugo Chavez na 1a pagina, embora os jornais expressem suas tendências
Guardados os vicios (a esquerda e a direita) a midia levou a morte de Chavez para a 1a pagina em todo o mundo esta noite. A imprensa alinhada com a opiniao oficial norte-americana prefere destacar que Chavez foi “1 comandante autoritario”. A grande midia brasileira nao se define – o Globo escalou Merval Pereira e Miriam Leitao para comentar; enuncia ‘Encruzilhada venezuelana’ e abre campanha contra a eleiçao do vice Maduro, indicado sucessor; a Folha reivindica para o ex-presidente FHC “o 1º movimento de aproximaçao com Chavez” – Entre os maiores do mundo a postura é de respeito – veja o NYT – mas aqui como lá Chavez esteve em todas as capas, uma reverência à sua importancia.
Mauricio Machado
“(…) Não compreender por que milhões de venezuelanos rezam por Chávez é repetir a experiência narrada por Ernesto Sabato sobre a queda de Perón em 1955. O escritor comemorava com amigos intelectuais e profissionais liberais o fim do ditador que envergonhava a Argentina até que, em certo momento, teve de entrar na cozinha. Lá, todos os empregados choravam…” Rubens Ricupero foi ministro da Fazenda (1994) e atualmente é diretor da Faculdade de Economia da Faap – na Folha de S.Paulo.
Francisco
Perfeito. O mesmo raciocínio valeria para Getúlio Vargas, outro que era mais amado pelo povo do que pela classe política + mídia.