Tweet |
Perfumes para tudo num mundo imagetico – só precisa exigir q essências sejam naturais
O Brasil, se nao me engano, é o 3o mercado de perfumaria do mundo. Para os brs que, no passado, estavam acostumados a comprar lavandas bem leves nas farmácias, esta explosao de perfumes é uma novidade. E, para além dos perfumes de uso corporal e individual, temos agora uma ampliaçao de possibilidades de perfumaçao de tudo! Velas aromáticas, essências para a casa, para a roupa de cama, para as toalhas. Sachês de todos os tipos e formas para colocar nas gavetas e armários. Essências para perfumar a cozinha e espantar o cheiro de frituras. Incensos e ervas para defumar, espantar mau-olhado, energizar a vida. Aeroportos, shoppings, lojas e restaurantes com assinaturas olfativas. Ufa.
Achei que tudo isto era coisa do mundo contemporâneo, nosso apreço pela assepsia a qualquer preço, mania de higiene que herdamos dos índios, excesso de oferta, abertura aos importados, maior facilidade de desenvolver aromas, mudança de hábitos. Fui olhar para a história do perfume e aprendi que as origens sao bem mais antigas. Existem registros sobre a primeira fórmula de perfumaçao na Bíblia. Na Idade Antiga, reis tinham perfume para tudo: pés, cabelos, pernas, banquetes, eventos esportivos, funerais. Na época das navegaçoes surgiu a “Eau de Cologne” e passaram a perfumar roupas, sapatos e jóias. Em 1868 surgiu a perfumaria moderna.
De lá para cá, a indústria se desenvolveu muito mas, ainda assim, o olfato foi muito criticado por muitos pensadores. Humanos, nos afastamos do nosso instinto e este sentido ficou muito ligado ao povo chamado //selvagem. Freud dizia que o olfato nao trazia conhecimento e Descartes afirmou que o sentido da racionalidade e da ciência é a visao. O olfato ficou assim, colocado no mundo dos bárbaros e pouco evoluídos. O que se diz hoje é que se trata de um sentido “sem fitros”, que desperta emoçoes e memórias. Nao sei se pelo excesso de imagens no mundo hoje, marcas e produtos estao investindo tanto em aromas. Mas, de todo modo, precisa tomar cuidado com as essências que nao sao 100% naturais – criadas pela necessidade industrial de ganhar escala e preço, ameaçam, afinal, os nossos pulmoes!
Use o Formulário Abaixo Para Deixar um Comentário