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Imagina na Copa – no quesito mídias sociais, o Brasil está pronto? #smwsp
Além dos estádios, dos aeroportos e de toda a infraestrutura urbana, será que o Brasil está ‘socialmidiamente’ preparado para a Copa do Mundo e para a Olimpíada? É a resposta para essa pergunta que a Jacqueline Lafloufa foi buscar no Social Media Week, num debate mediado por ela que acabou ainda agora e reuniu Caroline Marion (Executiva de Contas da We Are Social), Gabriela Mello Silva (Coordenadora de Mídias Sociais da AG2 Publicis Modem) e Mauricio Portela (VP de Novas Mídias do Esporte Interativo).
Pra começar, o exemplo de como a Brahma conseguiu transformar em otimismo a mensagem negativa do meme ‘Imagina na Copa’, revertendo a descrença – que já é uma síndrome do brasileiro – em espírito de celebraçao, veja aqui. Belo exemplo para as marcas, em que a palavra-chave é adequaçao.
E os atletas brasileiros? Vao saber usar as mídias sociais com bom senso? Vao conseguir tirar de letra se virarem meme como a ginasta McKaila Marroney, que fez cara feia para sua medalha de prata? O fato é que o atleta virou mídia e precisa pensar antes de postar. Neymar já xingou árbitro no Twitter e foi multado por causa disso :-)
Açoes de marketing de emboscada, como a dos fones de ouvido da Beats, também entraram em pauta. Se achar a mensagem e o canal adequado já é trabalhoso o suficiente para quem é patrocinador de um evento como Copa e Olimpíada, imagina pra quem nao é. Nessas horas, a criatividade precisa falar ainda mais alto. Nao dá pra aparecer na Olimpíada porque eu nao patrocino? A Beats conseguiu, e a repercussao nas mídias sociais foi sensacional.
Desafio também para a rede de TV aberta que transmite os eventos. Competir com as redes sociais está cada vez mais difícil, entao a soluçao é se juntar a elas, fazer coberturas criativas que façam a diferença no canal social. Fácil? Ninguém disse isso.
No fim das contas, na ‘hora H’, a descrença do brasileiro acaba mesmo dando lugar ao espírito do ‘vamos fazer acontecer’. As marcas, assim como a Brahma, vao apostar no otimismo, e a gente vai acreditar que, além do estádio, do aeroporto e da infraestrutura urbana, o Brasil vai sim, dar show nas mídias sociais. Será? ;-)
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