Tweet |
Impressos | La Nación, o último jornalao standard argentino será tabloide
Deu no Argentinaetc
Cai o último bastiao do formato standard da imprensa escrita argentina. Um dos mais tradicionais jornais do país, o La Nación, fundado pelo ex-presidente Bartolomé Mitre em 1870, prepara a mais radical mudança de projeto gráfico da sua história. Passará a circular em formato tabloide, como todos os seus principais concorrentes, Clarín, Página 12 e Tiempo Argentino. Os ajustes de gráfica já estao concluídos e aa previsão é que a estreia do novo formato ocorra no início do ano que vem.
O jornal La Nación é o 2º maior jornal em circulaçao da Argentina. Em 2012, atingiu a marca de 165 mil exemplares vendidos em média por dia, resultado que nao obtinha desde 2006. O matutino vem ganhando mercado nos últimos anos, “roubando” leitores do seu principal concorrente, o Clarín.
Outro fator que ajudou o La Nación a aumentar sua circulaçao foi a bem sucedida estratégia de criaçao de 1 agressivo clube de leitores, que oferece descontos em comércio e serviços, em troca de uma assinatura dominical. Em alguns casos, como o de restaurantes às 4as feiras, o desconto para assinantes do jornal chega a 40%.
O maior jornal da Argentina em circulaçao, o Clarín vem perdendo leitores desde 2005. Coincidentemente ou nao, a queda nas vendas do jornal começou a se acentuar com a aprovaçao da Lei de Serviços Audiovisuais, que regulamenta o setor de rádio e TV e força o grupo a vender ativos para manter seu número de licenças no mesmo patamar dos concorrentes. Em 2012, o matutino registrou a média diária de circulaçao de 270 mil exemplares vendidos, a pior marca desde 2005.
Use o Formulário Abaixo Para Deixar um Comentário