Tweet |
Impressos | Vendendo as sedes para manter vivos os jornais – até quando?
Hoje no Observatorio, traduzido do New York Times – A crise no jornalismo impresso levou ao enxugamento das redaçoes e aos cortes em impressao e distribuiçao. Recentemente, fez mais um tipo de vítima: os edifícios que sediavam jornaloes americanos estao sendo vendidos enquanto a indústria procura desesperadamente por jeitos de aumentar sua receita.
Recentemente, o Washington Post colocou à venda seu edifício sede no centro da cidade e 3 armazéns em Alexandria, na Virginia; a Tribune Company, por sua vez, contratou um veterano corretor imobiliário para tentar vender alguns de seus bens.
No meio do ano, a New York Times Company anunciou a venda do Boston Globe por USD 70 milhoes de dólares. O edifício que abriga a redaçao do jornal de Boston possui valor estimado em R$ 63,8 bilhões.
As transaçoes envolvem tanto os grandes jornais quanto os pequenos. O Times Argus, de Barre, em Vermont, com circulaçao de 8,3 mil exemplares nos dias de semana, vendeu sua sede para o prefeito da cidade, e o Seattle Times, com circulaçao de 237 mil, vendeu sua sede para a empresa canadense Omni e outro prédio para a Simms Commercial Development, onde se tornou o principal locatário.
Em janeiro, os donos do Detroit Free Press e do Detroit News anunciaram que iriam se mudar para uma redaçao mais moderna e vender sua sede. O San Jose Mercury News recentemente concordou em vender sua sede de 14 hectares para a Super Micro Computer, que construirá uma fábrica no lugar.
Em julho, a Tribune Company, que saiu recentemente de anos de falência, dividiu seus 8 jornais diários, dentre eles o Los Angeles Times e o Chicago Tribune, em diferentes empresas, mas manteve todos os seus imóveis e propriedades. A empresa contratou um corretor de imóveis experiente para descobrir como maximizar seu portfólio de bens. Além do edifício de 65 mil mts quadrados, a Tribune tem outras propriedades, como uma gráfica de 200 mil mts qds em uma área valiosa da autoestrada de San Diego, na Califórnia.
Use o Formulário Abaixo Para Deixar um Comentário