Instituto alemao, o GfK pode entrar no Brasil para concorrer com o Ibope

O Ibope vai ganhar um concorrente em mediçao de audiência de TV no Brasil. Keila Jimenez, na Folha para assinantes®, dá conta de que “estao avançadas as negociaçoes do instituto alemao GfK com emissoras abertas brasileiras para prestar serviço de aferiçao de audiência no país”. Diz que “os maiores entusiastas do fim da solidao do Ibope no segmento no país sao Record, SBT e RedeTV”. Adianta que “o instituto pretende instalar-se no Brasil nos próximos meses”. Anota que “os diálogos do GfK com canais e agências de publicidade, iniciados em 2012, estao sendo intermediados por Fabio Wajngarten, sócio do Controle da Concorrência, empresa que monitora inserçoes comerciais na TV”.

O GfK, que atua em mais de 100 países, pretende aferir audiência nos 16 maiores mercados do Brasil e oferecer uma base de amostragem de cerca de 8.000 domicílios, número 35% maior que a do Ibope. O instituto também promete medir audiência de programas gravados pelos espectadores.

Entrada dos alemaes em Portugal causou polêmica :)

publicidade

publicidade