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Integraçao de dados é o novo mantra | texto do Marcelo Coutinho
A explosao de pontos de contato do consumidor com as marcas ao longo da sua “jornada de compra” gerou oportunidades para empresas que vendem produtos e servicos que registram estes contatos em tempo real, o chamado “Big Data”. Mas embora estas ferramentas sejam capazes de acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor, nao conseguem explicá-las. Para isto é necessário pensar além da simples coleta de dados, para entender como eles podem ser integrados dentro das práticas de marketing da marca com o consumidor. Este é o resumo das apresentacoes feitas no último dia da Innovation Exchange North America, aqui em Atlanta – o evento que reuniu diretores de marketing e pesquisa de empresas como Coca-Cola (o brasileiro Roberto Cymrot), AT&T, Imax, Sodexo, P&G e Philips.
Segundo Manish Gupta, do eBay, em pouco tempo o novo “mantra” vai ser integraçao de dados. E o desafio nao é software (“apenas uma ferramenta”), mas a capacidade do marketing em contextualizar e integrar estes dados nas narrativas que as marcas criam para seus públicos. Saem do foco os vendedores de software, entram em açao os especialistas em entender e antecipar mudanças de comportamento e os executivos capazes de implementar açoes que gerem ou potencializem estas mudanças.
A maior quantidade e velocidade de sinais emitidos pelo consumidor deve ser “traduzida” com maior rapidez para gerar insights, maior facilidade para colaboraçao dentro das empresas e açoes mais rápidas, resultando em melhores resultados financeiros. Montar uma estrutura capaz de operar desta forma deve ocupar uma parte expressiva da atençao dos CEOs, agora mais do que marketing ou TI. E uma das grandes dificuldades relatadas por todas as organizaçoes presentes no evento é a de encontrar recursos humanos para esta integraçao. Se é assim nos EUA, podemos ver o desafio que aguarda os gestores brasileiros nos próximos anos…
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