Investimentos em mídia crescem 7% em 2012, conclui Ibope Media

Os investimentos publicitários cresceram 7% em 2012 em relaçao a 2011, atingindo R$ 94,9 bilhoes. Os dados sao do Monitor Evolution, serviço do IBOPE Media que monitora mensalmente os investimentos dos anunciantes, agências e as categorias de produtos veiculados nos principais meios de comunicaçao. O estudo, que é realizado em 9 meios, tem como base a tabela de preços dos veículos. Em 2011, o aumento tinha sido de 16%.

A TV aberta é, novamente, quem recebe o maior volume de publicidade. Apesar do crescimento de 11% nos investimentos, que passam de R$ 46,3 bilhoes em 2011 para R$ 51,2 bilhoes, a participaçao do meio é praticamente a mesma, passou de 53% para 54%. O meio internet, que também aumentou sua participaçao chegando a 7%, teve um crescimento de 21%, passando de R$ 5,3 bilhoes para R$ 6,5 bilhoes.

Os setores mais atuantes em 2012 foram varejo, investimento de R$ 19,6 bilhoes (21% do total), serviços ao consumidor, R$ 8,2 bilhoes (9%) e higiene pessoal e beleza, R$ 8,1 bilhoes (9%).

Os maiores anunciantes do ano foram Casas Bahia – investiu R$ 3,5 bilhoes; Unilever – R$ 3 bilhoes; Caixa – R$ 1,6 bilhao. O ranking de agencias por investimento manteve como lider a Y&R – R$ 6,9 bilhoes; seguem a Almap BBDO – R$ 3,3 bilhoes e a Ogilvy – R$ 3,2 bilhoes.

publicidade

publicidade