Tweet |
Já pensou em doar uma história de ninar para crianças recolhidas em abrigos?
A ONG Casa da Criança Santo Amaro, de Sao Paulo, que atende crianças e adolescentes até 18 anos, realizou uma açao em parceria com livrarias da cidade – o projeto Mensagens de Ninar, criado pela agência Mood, doa leituras de histórias infantis por voluntários. Sao narraçoes feitas nas próprias livrarias, gravadas como mensagem de voz e transmitidas ao abrigo usando o WhatsApp; terminando o trecho, a pessoa deixa o livro marcado, indicando da onde o próximo leitor deve continuar a história. Esse voluntário recebe um vídeo de agradecimento e um convite a conhecer outras formas de contribuir com a ONG. Os trechos narrados sao unidos e transformados em um audiolivro que é tocado para as crianças na hora de dormir em uma caixa de som – todo dia é uma história diferente, com novos interlocutores. Conforme um levantamento de 2012 do Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Acolhidos, 37 mil delas vivem em casas de acolhimento pelo Brasil – destes, apenas 5,4 mil estao na fila de cadastro para adoçao, segundo dados recentes do Cadastro Nacional de Adoçao. Esta açao é direcionada justamente para a grande maioria que está fora da adoçao. Todos os contos lidos estarao disponíveis na página oficial do projeto no Facebook.
Fillipe Rios
Me pergunto até onde isso traz benefícios para as crianças.
Quem já foi por algum tempo voluntário em uma casa ou conhece crianças que já passaram por ela sabe o quanto elas são carentes de contato físico e atenção offline.
Fico imaginando essas crianças ouvindo cada uma das vozes distantes e tentando imaginar como é o rosto de cada um. Talvez a história até se perca em meio a esse mundo de imaginação na solidão.