Jayme Serva | Quem sao esses famosos q acham q merecem uma biografia?

Deu na Monica Bergamo ontem – 1 grupo de celebridades quer pressionar o Congresso a nao deixar passar o projeto de lei que recoloca a Constituiçao em vigor e, na prática, autoriza autores a escrever biografias sem ter de pedir licença aos biografados ou a seus descendentes.

Hoje, da forma em que está a lei, o que há na prática é censura. Um bom advogado de uma celebridade consegue fazer com que se proíba a ediçao e, caso esta já esteja impressa, a venda de uma biografia, se achar que ali se revelam fatos que o biografado ou seus descendentes nao queiram ver publicados. É uma excrescência, mas está no Código Civil, lei 10.406/02 (nao, nao é de 1902, é de 2002 mesmo).

O deputado Newton Lima, do PT de Sao Paulo, encaminhou 1 projeto de lei nao apenas revogando essa norma legal, mas determinando explicitamente que é permitida a publicaçao de informações sobre “pessoa cuja trajetória pessoal, artística ou profissional tenha dimensao pública ou esteja inserida em acontecimentos de interesse da coletividade”. Nada além do que fazem os jornais e revistas, e que se proíbe a livros e filmes.

Mas pensando bem, é curiosa essa mobilizaçao entre os famosos para manter a restriçao. Quem serao eles? Por que acham que mereceriam uma biografia? Nao posso deixar de imaginar como seria se esse tal grupo de celebridades mostrasse a cara – “Bello avisa Fernando Moraes que nao admite ser biografado”; “Advogados de Sergio Malandro já intimaram Ruy Castro”; “Nem vem, Jorge Caldeira!, adverte o funkeiro Vitinho”.

No que cabe a mim, já declaro a quem interessar possa: autorizo a publicaçao de biografias minhas em cinema, livros, TV e até teatro. Quem sabe assim eu nao acabo ficando famoso? :)

publicidade

publicidade