Tweet |
Jayme Serva | Quem sao esses famosos q acham q merecem uma biografia?
Deu na Monica Bergamo ontem – 1 grupo de celebridades quer pressionar o Congresso a nao deixar passar o projeto de lei que recoloca a Constituiçao em vigor e, na prática, autoriza autores a escrever biografias sem ter de pedir licença aos biografados ou a seus descendentes.
Hoje, da forma em que está a lei, o que há na prática é censura. Um bom advogado de uma celebridade consegue fazer com que se proíba a ediçao e, caso esta já esteja impressa, a venda de uma biografia, se achar que ali se revelam fatos que o biografado ou seus descendentes nao queiram ver publicados. É uma excrescência, mas está no Código Civil, lei 10.406/02 (nao, nao é de 1902, é de 2002 mesmo).
O deputado Newton Lima, do PT de Sao Paulo, encaminhou 1 projeto de lei nao apenas revogando essa norma legal, mas determinando explicitamente que é permitida a publicaçao de informações sobre “pessoa cuja trajetória pessoal, artística ou profissional tenha dimensao pública ou esteja inserida em acontecimentos de interesse da coletividade”. Nada além do que fazem os jornais e revistas, e que se proíbe a livros e filmes.
Mas pensando bem, é curiosa essa mobilizaçao entre os famosos para manter a restriçao. Quem serao eles? Por que acham que mereceriam uma biografia? Nao posso deixar de imaginar como seria se esse tal grupo de celebridades mostrasse a cara – “Bello avisa Fernando Moraes que nao admite ser biografado”; “Advogados de Sergio Malandro já intimaram Ruy Castro”; “Nem vem, Jorge Caldeira!, adverte o funkeiro Vitinho”.
No que cabe a mim, já declaro a quem interessar possa: autorizo a publicaçao de biografias minhas em cinema, livros, TV e até teatro. Quem sabe assim eu nao acabo ficando famoso? :)
Ariovaldo Florian
Aqui cabe aquele máxima: “você é o famoso quem?”. Estes ditos famosos precisam de um bom marqueteiro para ajuda-los a preparar a biografia e ganhar sobre a venda das mesmas e partir para ser o garoto(a) propaganda do livro. Olha que coisa mais bonita todos trabalhando e todos ganhando, assim ele poderá responder a pergunta: eu sou o famoso tal. Total falta de visão, o que é uma pena.
Jayme
É dura a vida de um “famoso quem”, Ariovaldo! Abraço
Silvia Aquino
Realmente essas pessoas nao sabem mais o que fazer para aparecer! Nesse caso, deveriam vetar o que sai nas revistas de fofocas e na internet (e que eles alimentam com a maior boa vontade).
Jayme
Exatamente, Silvia.
Julio Winck
Saudade do tempo em que para alguém ser considerado celebridade tinha que ralar de forma brilhante por bons anos até ser aplaudido.
Jayme
Pois é, Julio, hoje já existe até “subcelebridade”!
luciano
excelente texto!
Jayme
Obrigado, Luciano!
Giuseppe
Parabéns Jayme, você coloca o “dedo na ferida”, doa a quem doer. Continue, alias, faça-o mais vezes.
Jayme
Obrigado, Giuseppe.