John Oliver faz sátira do jornalismo, é criticado por associaçao de jornais dos EUA

O programa satírico Last Week Tonight, apresentado pelo comediante John Oliver, tocou no último domingo em um tema delicado – a decadência dos jornais impressos nos EUA. Em pouco mais de 19 minutos, Oliver fez a audiência da HBO, que exibe o programa, rir com críticas sobre a forma de fazer jornalismo de veículos tradicionais. O vídeo, que foi assistido mais de 4 milhoes de vezes só no YouTube, começa falando sobre o premiado filme ‘Spotlight‘, que, segundo Oliver, mostrou que a indústria de jornais está em apuros – o que ele mostra com números, como a receita de jornais e de veículos online. O apresentador continua com uma série de críticas mostrando fechamento de jornais, demissoes e a crise existencial da imprensa. A repercussao, entretanto, talvez tenha sido maior do que Oliver e a HBO imaginavam. David Chavern, CEO da NAA, associaçao que representa 2 mil jornais dos EUA e do Canadá, escreveu uma carta aberta ao humorista em que diz que os jornais precisam de soluçoes, nao de insultos e críticas óbvias. Na carta, Chavern reconhece – “o fato é que estamos em uma fase de transiçao em toda a indústria“.

publicidade

publicidade