Tweet |
Jornalismo manipulativo – A taxa de desemprego cai e a Folha faz uma noticia negativa
O titulo é Taxa de desemprego cai para 4,6% e retoma mínima histórica. Mas o texto da noticia nao se conforma – “Apesar do menor ritmo da economia no 3o trimestre, da freada do consumo e do crédito restrito (o que tem de negativo) as empresas nao lançaram mao ainda de demissoes e a taxa de desemprego segue em níveis baixos” – claro que nao foi por isso (!). Tenta valorizar as questoes negativas e sugere às empresas a iniciativa potencial das demissoes – “ainda” nao adotada.
Somente depois reconhece que “em novembro, o índice ficou em 4,6%, abaixo dos 5,2% de outubro, segundo dados divulgados pelo IBGE na manha desta 5a feira”. E que “o resultado é o mais baixo para o mês e iguala a taxa de dezembro de 2012, a menor da série histórica do IBGE, iniciada em 2001” (!) Para, finalmente, lembrar-se que “tradicionalmente, a taxa de desemprego declina nos últimos meses do ano, com a injeçao de recursos na economia – vindos do 13º terceiro e da contrataçao de trabalhadores temporários no comércio e em alguns ramos de serviços e da indústria”, bla, bla, bla.
O mercado continua precisando de 1 jornal diario minimamente honesto. Que possa “torcer” por suas preferências (ou as preferências dos seus financiadores) sem torcer as informaçoes para manipular leitores desatentos :*(
Marcel Leal
Um mistério é a taxa real, Julio.
O governo não inclui na conta os 50 milhões de desempregados que recebem o Bolsa Família.
Então, qual é a taxa real?
doliveira
Desde quando as empresas decidem demissões por uma notícia da Folha, Julio? Paaaaaara! O que você queria? Trombetas? Fogos de artifício? Os milhares de sites e blogs a soldo do governo e pagos com dinheiro público que façam isso.
Julio Hungria
Meu caro, trombetas? Eu só queria uma noticia honeste ;)
Letícia
Com base em que informação você afirma que os beneficiários do Bolsa Família são desempregados? Porque a informação disponível no site do ministério das Cidades dá conta de que tem muitos empregados recebendo o BF… Até porque um auxílio de no máximo R$ 125 não configura salário, nem motiva ninguém a ficar em casa coçando a barriga… ou vc acha que sim?
Cansado
Manipulativo é o índice de 4,6%. Isso sim é manipulativo
Ricardo
É só fazer o exercício simples: se esta notícia acontecesse num governo tucano, os meios de comunicação falariam o quê?
daniel oiticica
Nao importa qual é a taxa real ate pq teria sido muito mais honesto fazer uma materia falando da tal taxa real e o detestavel que sao esses-governos-miseraveis-que-dao-dinheiro-pra-pobre-que-nao-quer-trabalhar. O problema da matéria do colega Pedro Soares é o esforco para transformar um fato positivo em negativo. Seria comico se nao fosse tragico o trecho: as empresas nao lancaram mao ainda de demissoes (!!!). O ainda pressupoes que o farao. E um reporter vestindo o uniforme de vidente. Nenhuma empresa vai demitir ninguem pq leu essa materia na Folha, mas muita gente vai pensar que o desemprego anda baixo, mas so por enquanto. No minimo, desonesto. No maximo, maca podre!