Jornalistas na faculdade, professores na redaçao – Carlos Castilho no Observatorio

por Carlos Castilho

Esta pode ser a saída para um problema que já era grande antes da internet e aumentou ainda mais de intensidade na era digital. Academia e redaçoes sempre tiveram uma relaçao tensa por conta de prioridades diferentes na forma de encarar o exercício do jornalismo. Agora, a crise no modelo de negócios das empresas jornalísticas e a preocupaçao dos profissionais em encontrar alternativas para o enxugamento das redaçoes criaram uma situaçao em que a academia e as redaçoes estao condenadas a buscar um novo relacionamento.

O programa “Back to Newsroom” (De Volta às Redaçoes) é uma das raras experiências em curso no mundo da comunicação onde a meta é dar aos professores de jornalismo a oportunidade de conviver durante algum tempo com a dinâmica das redaçoes na era digital. O projeto é uma iniciativa do International Center for Journalists (Centro Internacional de Jornalistas) e tem como objetivo, além da troca de experiências e perspectivas profissionais, buscar estratégias para ampliar a diversidade étnica e cultural nas redaçoes norte-americanas.

Alguns professores que participaram das primeiras turmas do “De Volta às Redaçoes” admitiram que há uma grande defasagem entre o que é ensinado nas faculdades e o que é praticado nas redaçoes em matéria de jornalismo em ambiente digital. Embora, por exemplo, o discurso da convergência de plataformas seja consensual nas faculdades, ele assume outra perspectiva na prática das redaçoes. A maioria dos cursos ensina os alunos a usar o vídeo segundo técnicas da televisao e nao conforme as condiçoes para aplicaçao em telas pequenas como tablets e celulares – siga lendo no Observatorio

publicidade

publicidade