Tweet |
KIA escorrega em merchan em ‘Salve Jorge’ – usa ‘prostitutas brs escravizadas’
Quem reparou foi o leitor Mario Galvao – “Nao sabia que a Kia Motors usava prostitutas brasileiras escravizadas no exterior para fazer campanha publicitária”, provoca – “Moral da história – comprando um veículo da Kia, você contribui para o tráfico internacional de mulheres”, conclui. No Twitter, até Adriane Galisteu comentou o caso – “Nunca vou comprar algo que envolva a marca Kia porque posso estar ajudando a movimentar dinheiro sujo com esse tráfico de mulheres”. O vídeo com o trecho do merchan pode ser visto no site da novela :)
Francisco
A novela ao continuamente subestimar a inteligência da audiência com suas incoerências e absurdos, acaba colocando os patrocinadores em roubadas como essa. Lição para o futuro: tomar cuidado ao fazer merchand em novelas da Gloria Perez (e Aguinaldo Silva).
Gilberto
Em resposta ao sr.Mario Galvão: Não usa, portanto você não pode saber, o que a Kia faz, é patrocinar as novelas da Globo no horário nobre e conseguir inserir seus produtos no enredo da novela em várias partes da trama, usando as “Atrizes” que fazem parte da mesma, assim como a Honda, Yamaha e Dafra emprestam suas motos para os assassinos de Delegadas e Assaltantes de Tufões, e nem por isso alguém liga seus produtos a assaltos. Bah quanta baboseira, meu caro. Tenha um pouco de discernimento.
Fernando
Qta besteira….qq publicitário responsável sabe a conexão ruim que isto produz. Parece papo para cobrir a grande “m” que fez. Obviamente para a Kia, isto pouco importa. Grande parte dos telespectadores não fará esta conexão pq simplesmente não assimila assim. Mas quem tem cérebro faz e encontra a incoerência nesta mensagem….uma coisa é usar um produto no contexto da imagem, como no exemplo da Honda/Dafra/Yamaha (e nem isso fazem pq a globo cuida deste aspecto). Outra coisa é PATROCINAR a cena….ignorância pura!!!
Elisângela Britto
Concordo plenamente ocm você Gilberto, trabalho na TV Globo, e o cometário do Sr. Mario Galvão chega a ser insano, vamos separar realidade de dramaturgia, e outra no merchan da KIA, o produtor em questão (Ator) não sabe de que a modelo a atriz Paloma Bernardi é uma prostituta escravizada. Sem mais…
ligia
não tenho um Kia e a marca para mim é indiferente, mas não acredito que o pensamento seja tão simplista assim, quando o assunto é o tal merchan da novela. O responsável pela marca/comercial na Turquia, NÃO SABE que ela é uma prostituta traficada, para ele é uma modelo brasileira que esta buscando fazer carreira na Turquia. A exposição vai alem de ser a favor da prostituição/trafico, ela deveria servir de ALERTA, que nem sempre o que vemos é o que parece ser…que comprar gato por lebre pode acontecer em qualquer nivel de consumo.
As pessoas deveriam saber sobre o trabalho escravo para que seus tenis estejam nos pés….ou suas jaquetas de couro nas costas e com isso tb não usar tais produtos… e então nossa sociedade parte da premissa da omissão, se não sei posso consumir sem culpa – mesmo sabendo que “engorda”. A novela para mim tem N erros, problemas de comunicação e reduzem a percepção do consumidor sobre a realidade – por isso #dormejorge, mas o ponto de vista pode não ser esse de associação direta e sim que o não conhecimento induz a falhas que podem ser evoluir de alguma maneira no decorrer da novela.
janaine leal
hhahha, fala serio, muita ignorância uma pessoa que deixaria de comprar um produto da KIA so por ter feito um merchandising com mulheres traficadas em uma “novela” isso ai é ficção, nao realidade! e achar que comprando um veículo da Kia, você contribui para o tráfico internacional de mulheres”, e realmente RÍDICULO, acredito que na novela a parte que chama mais atenção dos telespectadores sao os episódios passados na turquia. poderia ser tbem por isso. Assim o numero de pessoas vendo a marca seria maior talves.
janaine leal
Não associo a marca a ficção na novela. esses episódios sao os mais vistos pelos telespectadores, talves atinjam um numero maior de pessoas vendo. Mas e mta ignorância pensar que “comprando um veículo da Kia, você contribui para o tráfico internacional de mulheres”, fala serio isso e novela gente, acorda!! Mas no caso de usar esse episodio pra fazer o merchandising nao pegou muito bem.
stripolias
É uma sucessão de ideias de jerico isso. Primeiro a Kia não mediu essa consequência de uma ação arriscada assim. Era pra eles terem usado a cabeça e na reunião alguém dizer: “será que não vão relacionar a marca com esse núcleo?” Galera do mkt, não superestime a audiência… Tem gente que bate em ator no meio da rua até hoje, porque mistura FICÇÃO com REALIDADE.
Segundo o público que não consegue interpretar que, OBVIAMENTE, na situação da novela os caras da Kia (ou seja, anunciantes) NÃO SABEM que a fulana é traficada e explorada. Ou seja, questionem – ~quantas empresas na vida real contratam ‘modelos’ de agências desconhecidas que podem ser exploradas sexualmente?
janaine leal
Bom, na vdd, o cara que contratou a modelo dentro da novela nao sabe que ela e traficada,entao a Marca da KIA nao tem nada haver com tráficos de Mulheres,( dentro da ficção) mas os organizadores do merchan sabia de toda a trama,e não pensaraoque poderia haver essa acossição de uma coisa com a outra! Mas como existem pessoas que nao tem oque fazer e é viciado em novela, ve de outra forma interpretando errado uma coisa que nao foi passado como visto. Causando toda essa polemica!
Alison Almeida
Eu não acredito que o merchan seja direcionado a esse lado da história. Eu assiste a cena e os executivos, da então Kia que estavam sendo interpretados pelo atores da Globo, não poderiam saber de forma alguma que a modelo contratada era uma traficada. Essa instrução foi dada a modelo, para não deixar eles descobrirem. Foi uma forma de enganar.
AOrtolani
O público que reclama disso é hipócrita. Não vou generalizar, mas em Salão de Automóvel, mais de 80% das garotas que representam as marcas são garotas de programa. Fico indgnado quando vejo a Galisteu se manifestar, pois ela tem o passado bem limpinho para falar sobre isso. Na dúvida, pergunte para a Vivi Senna. Seria legal entender o que levou a associar a marca com a atriz, mas quando falamos de uma telematurgia, estamos falando de ficção, logo, podem interpretar na Tv. Como apontando no comentário de um dos colegas, usam veículos para perseguição policial, para atropelar pessoas, que servem de cárcere privado, e nem por isso o pessoal deixa de comprar.
Elaine
É isso ai pessoal, a Kia conseguiu o que queria. Parabéns Kia Motors! Uma excelente propaganda, além de mostar o veículo que é muito lindo e excelente, conseguiu também a propaganda boca a boca e nos sites sociais. Chamou atenção!!!!
Fernando
Bom, considerando a porcaria de marca que a Kia é, nada tão normal qto toparem um merchan assim. Tb não se importariam se a temática fosse escravidão infantil, tráfico de drogas ou outra questão como essa. É a velha e imortal política do “falem mal mas falem de mim”.
Elaine
Parabéns,
Se a Intenção foi chamar a atenção do público, seja para falar bem ou mal, a Kia motors conseguiu. Cabe ao telepesctador saber separar a realidade da ficção. A novela é só uma ficção, agora o carro é uma realidade (…..)
Ricardo França
Assino em baixo
Carlos Dente
De certa forma, todo mundo aqui ESTÁ falando da Kia.