A ladeira da TV aberta, o Twitter e o Facebook – Nelson de Sá na Folha

A TV aberta vai descendo a ladeira e recorre à verificaçao do buzz sobre seu conteudo na 2a tela (Twitter, Face) pra justificar sua importância para os anunciantes. A 1a grd parceria foi do Twitter com a Globosat – para o Rock in Rio. A ferramenta usada foi o Amplify, recém-lançado pelo Twitter – reporta hoje na Folha o Nelson de Sá – “É o nome do serviço que é levado ao mercado publicitário, em parceria com a TV”, ouviu de Carlos Moreira Jr, executivo também recém-contratado pelo Twitter Brasil, vindo de empresas de entretenimento ao vivo como Geo, da mesma Globo, e Esporte Interativo.

“Você cria uma oportunidade para o anunciante, que pode recortar um pedaço do conteúdo e entregar para a audiência que está conversando sobre aquele conteúdo, no Twitter”, explica Moreira. No caso, tuítes com vídeos do Rock in Rio, tirados do Multishow, da Globosat, foram ‘promovidos’ pela empresa Garnier (marca Fructis) – especifica Nelson.

Seja por influência desses tuítes publicitários ou nao, o 2o fim de semana do festival conseguiu liderar a conversa sobre TV paga no Twitter brasileiro – de acordo com o ranking TTV, do Tuilux, um serviço de análise de TV social. Metallica e Bon Jovi fizeram as apresentaçoes de maior buzz.

Nelson verifica que “mal terminou a parceria do Twitter com a Globosat, no Rock in Rio, e o Facebook fechou seu primeiro acordo do gênero – com o Esporte Interativo, empresa brasileira que é ligada à programadora Turner e negocia direitos de transmissao de futebol, montando também seus canais próprios de TV paga”.

Questionado sobre a movimentaçao do concorrente, Carlos Moreira Jr declarou que “o que diferencia o Twitter dos outros players é sua plataforma aberta, que está no seu DNA”. Segundo ele, “qualquer outra plataforma tem dificuldade”, por restriçoes de tecnologia e privacidade, para as conversas em torno de conteúdo público.

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