Leblon, cenario de guerra – a PM enfrenta protestos com atitudes violentas

enviado por iPhone

Veja na Globo News glo.bo/lMa1ua – Focos de incendio e muitos protestos – ao vivo. Começaram as 22:00 partindo das manifestaçoes diante da casa do Gov Sergio Cabral. 1 morador da Rocinha foi levado pela PM e segundo informa a TV até agora nao reapareceu – o que reforça a revolta na rua, mais especificamente resultou no momentâneo fechamento da auto estrada Lagoa-Barra.

A PM desligou a luz em varias quadras do bairro. Bombas de gas lacrimogeneo foram jogadas tentando dispersar a multidao. Daqui da redaçao do Blue Bus no Rio, localizada no bairro, sao ouvidos estrondos de explosoes. Ha baixas dos 2 lados, policia e manifestantes – pessoas feridas. Nao ha nenhum registro de mortes.

Daqui dá para ver (e ouvir)  o incessante sobe e desce dos helicopteros da policia. Seu heliporto fica logo aqui ao lado do Lagoon, cinema de premieres, a beira do espelho dagua. Inacreditavel o despreparo do aparato policial do Estado para lidar com este tipo de situaçao. Foi montada uma clara operaçao de guerra. Passou da meia noite e a maioria dos sinais de transito pisca no amarelo, nem verde nem vermelho.

Pela Ataulfo de Paiva há restos de vidros quebrados de lojas pelo chao das calçadas – lojas foram saqueadas e manequins usados para alimentar as fogueiras. Há inumeros vidros quebrados tambem de agencias bancarias e portarias de edificios particulares ou comerciais.

A reuniao convocada pelo Governador para logo mais as 08:00 no Palacio é para tratar de “vandalismo” segundo informou ainda agora a Globo News – que mostra tudo do helicoptero da TV, lá de cima. Houve vandalismo e arruaças? Sem nenhuma duvida. Mas seria prudente tambem examinar por que 1 protesto pacifico de 600 pessoas conseguiu ser transformado de 1  momento para outro em uma espetacular demonstraçao de violência. Seria mesmo uma PM despreparada para lidar com a situaçao? Os ‘mascarados’ que iniciaram o quebra-quebra formavam 1 grupo pequeno – segundo depoimentos, nao eram mais de 70 ou 80 pessoas.

Nesse momento (sao 02:19) nao há 1 carro sequer circulando pela Avenda Borges de Medeiros. Link para acompanhar o que ainda sobra pela Midia NINJA aqui – http://twitcasting.tv/ninja2rj na 14a DP,

publicidade

publicidade