Lembra dos filmes de jornais, 1 seria plagio do outro? Acusado manda nota-resposta

Recebemos do Claudio Freire, diretor de criaçao da CCZ

“Circula pela internet e à boca (nem tao) pequena, que a campanha criada pela CCZ para a Tribuna do Paraná, agora em 2012, é idêntica à campanha criada pela W/Brasil para o jornal Agora, do interior de Sao Paulo. É verdade. O conceito é exatamente o mesmo e – mais grave – o filme é igual. Até eu mesmo, como diretor de criaçao da agência, colocaria o criativo da peça sob uma “suspeita-quase-certeza” de que nao foi uma coincidência”.

“Mas foi. Uma coincidência constrangedora, miserável, desgraçada. Como diretor de criaçao da CCZ, faço um mea culpa, por nao ter checado melhor campanhas de jornais, embora na época eu tenha “googlado” o conceito para ver se havia algo semelhante. E nao encontrei. A campanha da W/ foi veiculada no interior de Sao Paulo e nao apareceu em sites, festivais, nada. E mesmo hoje, no YouTube, o comercial da W/ tem menos de 230 views”.

“Mesmo assim, fica nossa retrataçao com o cliente Tribuna, que nada tem a ver com o ocorrido, e com a W/McCann e seu cliente. Outro fato importante – Se existe um site dedicado apenas a encontrar ideias similares, isso significa o que todos já sabemos – trata-se de algo comum, cotidiano, acidental e possível a cada momento”.

“A campanha já saiu do ar e em breve enviaremos a nova, para que o site possa colocar a prova. Com relaçao ao criativo responsável pela peça e pela campanha, só posso pressupor sua inocência. E como posso ter certeza disso, diante de tantas provas contrárias? Simples – quem fez os roteiros fui eu”.

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