Como minha mae dizia – pediu licença? Disse obrigada? Pediu desculpas?

Com o alto grau de honestidade e imediatismo da cultura online, todo mundo sabe que as marcas nao lideram mais a comunicaçao, no ultrapassado esquema emissor e receptor. Cada pessoa ocupa um duplo papel, mais ou menos ativo de acordo com a relaçao que construiu com as marcas que mais ou menos gosta. A tendência de marcas que assumem suas falhas e sao sinceras sobre isto, na minha opiniao, funciona mais para marcas que acertam mais do que erram e têm um histórico de proximidade, empatia e generosidade com seus públicos. É só fazer um paralelo com a relaçao entre pessoas. A tendência é perdoar quem a gente gosta. Afinal, ninguém tem paciência com quem sempre pisa na bola, certo?

Acredito sim, que as marcas que se colocam mais falíveis têm mais apelo do que as insossas, chatas, que nao erram tanto, mas sao quase antissépticas. Por isso, é melhor ter coragem, se arriscar mais e manter uma relaçao aberta e franca porque nao tem jeito: com a brutal transparência, os rankings, as avaliaçoes de usuários e a possibilidade de expressao exponencial das pessoas, mais cedo ou mais tarde, qualquer deslize vai ser descoberto mesmo. E o que as pessoas mais esperam é uma relaçao educada, aberta e franca. Pedir licença no lugar de mandar promoçoes e fazer ofertas quando você nao está interessado nao vale. Descumprir o combinado e nao pedir desculpas também é imperdoável.

Para isso acontecer é preciso investir bastante em tudo o que coloca as marcas mais próximas dos seus públicos e fazer a gestao destes relacionamentos. Mas, mesmo com tudo isto, as marcas nem sempre vao conseguir ser absolutamente sinceras, como sugerem os honestslogans. 1 dos exemplos de sincericídio foi, de fato, usado pela Pepsi no Brasil, assumindo o 2o lugar e trazendo para a voz oficial da marca o que é ouvido por aí quando se pede um refrigerante. Nao tenho dados sobre esta campanha, mas acho que, no mundo conectado, sempre ganha mais quem surfa a onda do que quem fecha os olhos e resolve ir contra ela. Vc nao concorda?

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