Tweet |
Magoada, a mídia argentina critica a Copa br – ‘Bem-vindo ao 3º Mundo’
“Bem-vindo ao 3º Mundo” – foi o que disse hoje ao vivo Jorge Rial, apresentador de um dos principais programas de fofocas da televisao argentina – “Podem dizer adeus ao BRIC e a essa ideia de que sao desenvolvidos”. A imprensa argentina está reprovando a organizaçao da Copa do Mundo. Apesar de ser um ponto de vista, a mídia argentina apresenta argumentos.
Lidera a lista a morte violenta de 2 argentinos, figuras públicas por aqui, ligados diretamente ao ambiente do esporte. Soledad y “El Topo” foram vítimas de fatalidades, produto da combinaçao de violência social e de trânsito, que nao é exclusividade da nossa sociedade. De todas as formas, e com razao, essas duas mortes tiveram todos os temperos para chocar o país. A queda do viaduto de Belo Horizonte também é citada como um fato para justificar a sensaçao de que a Copa foi um desastre. Díficil contra-argumentar. O viaduto caiu e matou.
O mais incômodo nao sao as críticas em si, porque estao fundamentadas em fatos reais. O problema nao e o conteúdo, mas a forma. Os meios de comunicaçao deveriam ser os primeiros a emitir críticas construtivas. Para os dois lados, alimentar sentimentos anti-irmaos só conduz à irracionalidade e ao ódio.
Anterior – Brasil vs Argentina, a promoçao disfarçada do ódio – em comerciais e na midia :(
doliveira
Que tal lembrar isso ao diário esportivo argentino Olé, que jamais perdeu uma oportunidade sequer de tirar sarro dos brasileiros? Por acaso os argentinos não ficaram os últimos dias inteiros provocando os brasileiros com aquela musiquinha do Maradona? Quando é com eles, ficam magoadinhos, é? Se não sabem brincar, que não desçam para o Play, como é de conhecimento de qualquer criança de 8 anos.
Jaqueline Faria
Não pactuo desta tal rivalidade. Aprecio e respeito os hermanos argentinos bem como o futebol que praticam. Aliás, o jogaram com raça e maestria na partida da final da Copa. Torci pela Argentina porque me reconheço nessa gente. Sentirei saudades da presença de vocês por aqui. E esse pessoal que incita a tal rivalidade é gente besta e,… gente besta tem em todo lugar do mundo. Olha a merda que Israel tá fazendo com a gente Palestina.
Carlos
se abríssemos todas as comportas de itaipú 100%, por umas 4 horas, tudo isso se resolveria facilmente… risos… e viva la revolucion
Lily
Repercurtir apresentador de programa de fofoca? Aí não :(
Daniel Oiticica
Lily, Jorge Rial é um jornalista bastante conhecido aqui e tb tem programa de rádio e tb faz política….
Eduardo
Os fatos estão aí mas na verdade foi difícil encontrar um jornal argentino que não apresentasse um texto despeitado ou ressentido (problema deles), mas o Rial não é parâmetro pra nada, o que esse cara faz na tv dá nojo.
Ricardo
Sinceramente, me pareceu complexo de inferioridade desse Rial. Principalmente num momento em que a Argentina está afundada na crise e na pobreza. Me pareceu aquele recalque de pobre que vê o vizinho numa situação melhor e fica procurando defeitos específicos para dizer “olha só, vcs não são tão bons quanto pensam” (quando falou que sonhamos que somos desenvolvidos e parte dos BRICS).
Os dois argentinos mortos foram fatalidades, nada a ver com a condição do país.
De qualquer forma, seguem dependendo do turismo brasileiro e dos investimentos das empresas brasileiras. Isso é o que deve doer mais.