Making Of do luxo – ajuda a justificar o preço ou a aumentar o desejo?

Com mais informaçao e crédito, os artigos de luxo que desde sempre seguiram a fórmula “quanto mais raro mais caro”, estao precisando se reinventar para justificar o preço e o valor que transferem para seus consumidores. Se antes ter um lenço Hermès, uma bolsa Dolce&Gabbana ou um vestido Valentino era fazer parte de um clube seleto, hoje existe um número maior de pessoas, além da classe AAA, que têm acesso a estas grifes.

Uma das iniciativas destas marcas para revalorizar seus produtos e, principalmente, sua história, é investir em pequenos filmes que mostram os processos de fabricaçao, os materiais usados, os artesaos e suas habilidades. A Hermès recuperou sua tradiçao artesanal promovendo workshops temporários sobre seus famosos lenços, a exposiçao ‘Leather Forever’ na Royal Academy em Londres e o site ‘Hearts and Crafts’ – com entrevistas dos artesaos. Na mesma linha, no site da Dolce&Gabbana, um pequeno filme mostra a confecçao da icônica Sicily Bag.

A Dior, que já tinha inovado com curta-metragens dirigidos por cineastas famosos mostrando suas bolsas, lançou há pouco 1 documentário mostrando todo o processo da Lady Dior, um dos seus modelos mais badalados. Louis Vuitton, Prada e outros expoentes do mercado de luxo seguem a mesma linha. A ideia é valorizar cada etapa e investir em transparência. Mas, será que tudo isso ajuda a justificar os altíssimos preços ou a ampliar o desejo?

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