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Marketing: integraçao é foco para crescimento profissional | texto do Marcelo Coutinho
Os profissionais de marketing precisam aprender a analisar o impacto da tecnologia como motor na transformaçao dos negócios e nao somente da experiência do consumidor/anunciante. Essa é uma das principais conclusoes do debate que reuniu recentemente na FGV Osvaldo Oliveira, CEO do Linkedin para América Latina, Maurício Ferreira, diretor de marketing da Microsoft e Paulo Castro, vice-presidente da SAP.
“A tecnologia transformou a publicidade e o branding de suporte de vendas para fonte de inovaçao e novos negócios”, afirmou Oliveira. Sob este aspecto Castro, da SAP, destacou que “o profissional de marketing precisa ser pró-ativo na conversa com TI ou nao será relevante em termos estratégicos”. Mas os três executivos observaram que o principal desafio dos profissionais de marketing nao está apenas no entendimento e otimizaçao da tecnologia (esse é um conhecimento que deixou de ser diferencial para ser pré-requisito) mas em como integrar esse entendimento com vendas, finanças, operaçoes, RH e outras áreas.
Segundo Ferreira da Microsoft, “o executivo de marketing tem que ser co-responsável pela criaçao dos valores e processos que vao dar coesao para a organizaçao e inspirar outros setores da empresa”. Ele acredita que enquanto os departamentos de marketing dos anunciantes delegarem sua estratégia de mídia para as agências, que “tem um planejamento enviesado em funçao de fatores econômicos”, eles nao serao capazes de entender a velocidade e a profundidade das transformaçoes geradas pela fragmentaçao da mídia.
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